InícioESPORTEFifa anuncia novo Mundial de Clubes feminino a partir de 2026

Fifa anuncia novo Mundial de Clubes feminino a partir de 2026

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (15/5) a criação de um Mundial de Clubes Feminino, que será disputada a cada quatro anos. A primeira edição do novo torneio também já tem data, entre janeiro e fevereiro de 2026, e contará com 16 equipes. A sede, no entanto, ainda não foi definida.

A cúpula da Fifa está reunida em Bangcoc, Tailândia. Lá, o Conselho da entidade discutiu o formato do torneio, mas os critérios de classificação e a quantidade de vagas por continente ainda não foram definidos. A Conmebol já expressou interesse em garantir quatro vagas para a competição feminina, sob o argumento da crescente dominância do futebol feminino no continente, especialmente no Brasil, dono dos últimos cinco títulos da Libertadores. No cenário europeu, Barcelona e Lyon se destacam, somando 10 títulos da Liga dos Campeões desde 2011.

Vale lembrar que a partir do ano que vem, o Mundial de Clubes Masculino estreia em novo formato, com 32 equipes. A disputa vai acontecer nos Estados Unidos.

Outras novidades

Além do novo torneio, a Fifa anunciou uma competição feminina adicional, a ser disputada a partir de 2027 nos anos sem o Mundial de Clubes, seguindo um formato semelhante à antiga Copa Intercontinental masculina, com campeões continentais competindo em dezembro.

O número de janelas internacionais (conhecidas no Brasil como “datas Fifa”) também sofreu alteração. Passam das atuais seis para cinco. E elas serão serão disputadas sempre nas seguintes janelas: a primeira entre fevereiro e março, uma em abril, outra entre maio e junho, uma outubro e a última entre novembro e dezembro. Será respeitado um intervalo mínimo de quatro semanas entre uma data Fifa e a seguinte.

 

 

 

 

POR METRÓPOLES

+ LIDAS

Proclamação da República.

+