Defensores públicos entregam homenagem e agradecem ao governador Gladson Cameli pelo fortalecimento da instituição

0
20

Os defensores públicos do Acre se reuniram, nesta segunda-feira, 10, com o governador Gladson Cameli para homenageá-lo e também agradecer pelos investimentos que fortalecem a atuação da instituição em todo o estado. No encontro, no Palácio Rio Branco, o chefe do Executivo recebeu o certificado de honra ao mérito em alusão ao mês da Defensoria Pública do Estado (DPE), celebrado em maio. O deputado estadual Pedro Longo também esteve presente, representando a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e a união dos poderes constituídos.

Por meio dos investimentos, a Defensoria ampliou seus atendimentos em todos os municípios, garantindo que a população mais vulnerável pudesse ter acesso à justiça. Foi na gestão de Gladson Cameli que o orçamento destinado à DPE foi aumentado e que houve uma adequação ao plano de carreiras dos defensores.

A defensora pública-geral, Simone Santiago, destacou que o reconhecimento é uma forma de agradecer a retomada dos investimentos à instituição e o fortalecimento que reflete na expansão e melhoria dos serviços prestados.

“Nossa palavra é gratidão. Viemos agradecer ao governador Gladson Cameli por todo o apoio e por ser um governador que olha para a Defensoria Pública com muita sensibilidade, com muito respeito por nossa instituição, pelos membros, pelos servidores e que reconhece a importância da missão da Defensoria Pública, que é garantir direito para as pessoas que mais precisam”, destacou em sua fala.

Diariamente, a média de atendimentos é entre 600 e 800, sendo que, somente neste ano, a Defensoria já soma mais de 67,2 mil atendimentos em todos os municípios. A defensora-geral destacou ainda que o governo tem se destacado quando se trata da Emenda Constitucional nº 80/2014, que determinou um prazo de oito anos para que a União, os Estados e o Distrito Federal devam contar com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais.

“Hoje, com as condições de trabalho que o governador tem dado à Defensoria Pública, nós temos conseguido atingir um número bem significativo de atendimentos das pessoas em todo o estado do Acre. Nós estamos hoje conseguindo cumprir a Emenda Constitucional nº 80, de 2014, e a Defensoria Pública do Acre está nesse patamar, conseguindo alcançar toda a população do estado”, pontuou.

Os defensores presentes reforçaram ao governador que é nítida a diferença da DPE em sua gestão, já que, segundo eles, foi possível resgatar o orgulho da profissão. A posse de quinze novos defensores na gestão do governador Gladson Cameli foi relembrada. Com isso, o estado passou a contar com 54 defensores públicos, e a previsão é de que até o final do ano mais 11 novas contratações reforcem ainda mais o trabalho da DPE nas cidades do estado.

Defensores destacaram que o governador resgatou o orgulho de se servir à DPE. Foto: Diego Gurgel/Secom

Um dos recentes investimentos foi a assinatura da ordem de serviço para a construção da unidade da Defensoria Pública em Sena Madureira, que ocorreu em abril deste ano. O objetivo da iniciativa é construir uma sede moderna, bem equipada e tecnologicamente avançada para oferecer serviços jurídicos à comunidade local. O terreno escolhido para a construção está localizado na Rua Siqueira Campos, n.° 264, no Centro de Sena Madureira.

Outro reforço importante foi a aquisição da unidade móvel de atendimento, que leva serviços jurídicos fundamentais a diversas comunidades nas localidades de difícil acesso do estado, um trabalho desenvolvido desde janeiro deste ano.

A unidade móvel da Defensoria já se destaca como um veículo primordial para disseminar cidadania e acesso aos direitos constitucionais, contribuindo para a construção de um estado mais humano e igualitário.

Governador Gladson Cameli reforçou que prioridade é manter as instituições fortalecidas em seu governo. Foto: Diego Gurge/Secom

Ao receber a homenagem, o governador se emocionou e salientou que a responsabilidade como gestor, a partir de agora, dobra. Reforçou, ainda, que todo o investimento na instituição é refletido no bem-estar da população, aproximando o Estado de Direito a quem precisa.

“É emocionante você ver um trabalho construído com várias pessoas determinadas. Esta homenagem que me deram hoje, quero estender a todos os servidores do Estado e da Defensoria. Por quê? Ninguém governa só, e isso confirma a importância daquilo que venho defendendo, de que as instituições estão fortalecidas e, com isso, temos o entusiasmo dos servidores em fazer aquilo que eu mais peço: cuidar do diamante que é o nosso Acre. E quem ganha com isso são nossas autoridades, nossas crianças, porque estou preparando o futuro estado para elas”, destacou.

 

Por: Assessoria de Comunicação do Governo do Acre