Especialista destaca briga por bola de ouro e luta racial de Vini Jr.

0
13
especialista-destaca-briga-por-bola-de-ouro-e-luta-racial-de-vini-jr.
Especialista destaca briga por bola de ouro e luta racial de Vini Jr.

Vinícius Júnior encerrou sua temporada pelo Real Madrid gabaritado como um dos favoritos ao título da Bola de Ouro. Eleito melhor jogador da Champions League, com direito a gol decisivo na grande final, o jogador se mostrou decisivo para sua equipe nos momentos mais importantes da temporada.

Com as recentes decisões da Justiça da Espanha, que foram condenados a 8 meses de prisão e 2 anos de banimento dos estádios de futebol em jogos organizados pela Federação Espanhola de Futebol, uma possível conquista do brasileiro na premiação ganha um significado ainda maior.

Marcelo Carvalho, criador e diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, destacou o que uma possível premiação do atacante pode representear.

“É o homem negro que vai servir de exemplo para milhões de meninos e meninas que sonham em jogar futebol e sonham em chegar nesse lugar que o Vinícius Junior está hoje. Ser um grande astro do Real Madrid e ser um grande astro do futebol”, apontou.

Carvalho também ressaltou que Vini conseguiu manter o bom desempenho, sem deixar de abordar a questão racial. Por outro lado, Marcelo acredita que a não premiação do jogador pode apontar par um outro problema.

“A gente pode entender um recado, uma tentativa de silenciamento, algo nesse jogo. Eu não posso dizer que vai ser um ato de racismo se ele não receber esse prêmio. Afinal de contas, a gente não tem como provar isso. Mas nesse momento que ele está sendo exaltado como um grande astro do futebol mundial, a gente pode olhar como o racismo pode interferir na premiação ao Vinícius, entende?”, questiona.