Parceria entre Polícia Militar e Secretaria de Educação do Estado promove segurança nas escolas

0
25

A Escola José Rodrigues Leite, situada no centro de Rio Branco, deu início a um evento voltado para a prevenção da violência no ambiente escolar, nesta segunda-feira, 10. O ciclo de palestras, que se estenderá até sexta-feira, 14, é uma iniciativa conjunta da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), com o objetivo de promover valores morais e informações essenciais para os estudantes.

A abertura do evento contou com a palestra da Patrulha Maria da Penha, que aborda a proteção contra a violência doméstica. O cronograma da semana inclui, ainda, apresentações do Policiamento Escolar, Banda de Música da PM, Policiamento de Trânsito, e será concluído com atividades do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

A tenente-coronel Ana Cássia destacou a importância da parceria contínua entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação. “A Polícia Militar já tem, há algum tempo, essa importante parceria com a Secretaria de Educação, e o objetivo é prevenção à violência nas escolas. Na ação específica de hoje, nós estamos iniciando mais uma edição do Projeto PMAC na Escola, com temas importantes como ato infracional, combate ao bullying, violência doméstica, enfim, uma série de informações para as crianças e adolescentes, para que possam transformar a maneira deles de pensar e prevenir todo tipo de violência, não só na escola, mas em toda a comunidade escolar”, declarou.

Alunos tiveram a oportunidade de interagir com os policiais. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Além das palestras, as ações do policiamento escolar não se encerram com esta semana de atividades intensivas. Estas atividades são uma preparação para outras operações, como a “varredura” e o “bloqueio total”, realizadas tanto nas áreas internas quanto externas da escola, visando a proteção de toda a comunidade escolar.

A gestora da escola, Simone Cunha dos Santos, expressou suas expectativas quanto ao impacto do evento. “Espero que situações do nosso cotidiano na escola, como indisciplina e bullying, sejam tratadas e isso deixe de ser um problema. Sabemos que, no mundo ideal, todos os alunos seriam educados e isso não existiria, mas quando isso acontece precisamos tomar medidas para que a escola se torne um ambiente seguro e favorável ao aprendizado”, concluiu.

Abertura do evento contou com a palestra da Patrulha Maria da Penha, que aborda a proteção contra a violência doméstica. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os policiais, esclarecendo dúvidas e participando ativamente das discussões. A estudante Emanuelle Vitória Figueiredo ressaltou a importância da presença da Polícia Militar na escola, afirmando que esta traz mais segurança e conhecimento. “Espero que problemas como o bullying sejam resolvidos aqui”, disse.

Mila Almeida, chefe da Divisão de Segurança Escolar, explicou a origem da iniciativa. “A Polícia Militar é parceira da SEE na execução de ações voltadas para a prevenção e outras situações de violência que acontecem na escola. Aqui na escola José Rodrigues Leite surgiram algumas situações de indisciplina e atos infracionais, e a escola nos procurou e pediu ajuda”, informou.

 

Por: Assessoria de Comunicação do Governo do Acre