InícioACREPrograma Opera Mama tem mutirão de cirurgias para reconstrução de seios em...

Programa Opera Mama tem mutirão de cirurgias para reconstrução de seios em mulheres que tiveram câncer

Para dar um recomeço às mulheres que perderam os seios devido ao tratamento do câncer de mama, o programa Opera Mama, do governo do Acre, iniciou nesta terça-feira (18), através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), o atendimento de cerca de 30 mulheres para participarem do mutirão de cirurgias.

De acordo com a Sesacre, as consultas pré-operatórias começaram a ser feitas ainda nesta terça (18), para as cirurgias que serão programadas para a partir de julho.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres.

A Paciente Ivonete de Souza da Silva, 50 anos, aposentada, relata que pretende melhorar a autoestima com a cirurgia.

“Apesar de eu não ter a minha mama, mas eu tenho um Deus na minha vida, e já sou feliz. Mas aí vai completar tudo. Porque quando a gente veste uma roupa, fica melhor. O importante é a vida. E a vida continua. Não importa se perdeu um órgão ou outro, o importante é a gente estar vivo”, assegura.

Reconstrução

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, declarou que o Opera Mama marca um avanço significativo na assistência às mulheres que enfrentaram o câncer de mama, devolvendo-lhes não apenas a autoestima, mas também a dignidade e a qualidade de vida. Ele discursou que essas mulheres já venceram a primeira etapa, que foi o câncer, agora precisam da dignidade restaurada.

“Para a gente é uma emoção enorme saber que nós podemos de alguma forma contribuir para que a dignidade delas seja recuperada. Sei que essas mulheres estão ansiosas há muito tempo esperando por essa cirurgia de reconstrução. E esse é só o primeiro passo, porque nós ainda temos algumas mulheres que passarão pela parte da retirada da mama, seja ela parcial ou total, e tem o direito garantido em lei, a cirurgia reparadora, a cirurgia reconstrutora”, explicou.

O mutirão conta com o apoio da deputada federal Socorro Neri, para a compra de próteses mamárias. A deputada se disse feliz em participar do programa e afirma se colocar no lugar dessas mulheres que necessitam dessas cirurgias.

“De fato me enche de alegria. Eu imagino que a partir dessa cirurgia a autoestima dessas mulheres será melhorada, será elevada, a qualidade de vida também. São mulheres jovens, mulheres ativas, mulheres produtivas, mulheres que de fato têm todo o direito de ter a sua mama reconstruída. E estar hoje podendo fazer essa parceria me deixa realmente muito feliz”, afirmou.

Ana Beatriz Souza, presidente da Fundhacre, ressaltou a importância que o programa tem na vida de todos. “Quero dizer para vocês que vocês estão sendo muito, muito esperadas aqui. Eu tenho certeza que isso vai ser muito gratificante para a gente. O mais gratificante é saber que essa demanda vai ser atendida e saber que são várias vidas transformadas. Então quero agradecer pela confiança e dizer que vocês estão em casa, que a partir de hoje, do atendimento que vocês vão ter com os médicos, já vai ser a marcação da cirurgia”, disse.

Por: G1 Acre

+ LIDAS

Proclamação da República.

+