InícioCRUZEIRO DO SULAgosto Lilás para enfrentamento da violência contra mulher é aberto em Cruzeiro...

Agosto Lilás para enfrentamento da violência contra mulher é aberto em Cruzeiro do Sul

A campanha Agosto Lilás Por amor , sem dor: Diga não a violência contra mulher foi aberto nesta quarta-feira, 6, pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres – CPPM, na tarde desta quarta-feira, 06, no Centro Cultural. Participaram do evento representantes da Prefeitura , do governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e da sociedade civil.

Durante todo o mês, as ações que já são executadas pela CPPM serão intensificadas, afim da conscientização pelo fim da violência contra mulher. Serão realizadas palestras, rodas de conversa, caminhadas, para conscientizar a sociedade quanto a necessidade de proteger as mulheres, e denunciar casos de violência.

Segundo a coordenadora municipal de políticas públicas para as mulheres, Lúcia Sarah, neste ano não foi registrado nenhum feminicídio, mas a luta é constante para que os resultados positivos possam continuar.

“Tivemos muitos avanços, desde que a coordenação foi implantada. Em 2021 tínhamos 3 feminicídios registrados, e neste último ano conseguimos zerar o feminicídio, até a data de hoje” , relatou a coordenadora.

Para a juíza da Vara de Proteção a Mulher e Execuções Penais, Marilene Zhu , a união da rede de fortalecimento, composta por todas as instituições parceiras, tem sido essencial para que as ações possam chegar com eficácia até as vítimas.

“Em face dessa estrutura já formada que existe aqui, eu pude constatar que embora os índices de violência contra mulher sejam tão altos em todos pais , em Cruzeiro do Sul o feminicídio ostenta taxas baixas, e isso é motivo de grande alegria para nós que estamos afetos ao tema da proteção da mulher. É muito importante que promovamos essas ações em conjunto, tanto para conscientizar, como para tratar das causas da violência contra mulher”, destacou a juíza.

A primeira dama do município e coordenadora do Grupo de apoio ao Serviço Humanitário – Gash, Lurdinha Lima, explicou que a coordenação foi criada em 2021, na atual gestão, depois de mais de 100 anos de fundação de Cruzeiro do Sul.

“A gestão municipal criou a coordenadoria de políticas públicas. Pela primeira temos uma rede de apoio que funciona, onde as mulheres sabem a quem e onde se direcionar quando precisam” , relatou.

O prefeito em exercício Henrique Afonso esteve presente no evento, e enfatizou a importância da união de todos nesse enfrentamento.

“Temos muita coisa para celebrar nessa causa, com feminicídio zero em Cruzeiro do Sul, e isso esperamos para todos os lugares. Que o agosto lilás seja uma luta vigilante e permanente , para que possamos ter uma sociedade onde as mulheres se sintam respeitadas, com sua dignidade preservada, e o respeito à sua integridade física, emocional, espiritual e psicológica. Temos uma coordenadoria municipal de mulheres que trabalha esse desafio, estabelecendo estratégias de ações, junto as escolas, igrejas e toda sociedade envolvida nessa causa ” , finalizou o prefeito.

As pessoas que queiram fazer denúncias relacionadas a violência contra mulher podem ligar para o 180 de forma anônima.

 

Por: Juruá Online

+ LIDAS

Proclamação da República.

+