InícioCRUZEIRO DO SULCerca de 150 pessoas participaram da 1ª procissão fluvial no Novenário de...

Cerca de 150 pessoas participaram da 1ª procissão fluvial no Novenário de Nossa Senhora da Glória

Cerca de 150 pessoas participaram da primeira Procissão dos Navegantes no Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, na última segunda-feira (5). A diocese do município não divulgou contagem total de público, porém, informou que 20 embarcações participaram da cerimônia.

Conforme apurado pela reportagem da Rede Amazônica Acre em Cruzeiro do Sul, os veículos aquáticos levaram pelo menos 150 fiéis.

Ainda conforme a diocese, a procissão pelo Rio Juruá começou na Comunidade São Leopoldo, na Praia Grande, e contou com a participação de barcos da Marinha do Brasil, pescadores e outros devotos que carregavam a imagem de Nossa Senhora da Glória.

“Plantamos a primeira semente, iniciamos com muita glória. Houve todo um planejamento, uma expectativa, que foi atendida. Iniciamos com sucesso, com essa belíssima procissão dos navegantes. Viemos entre irmãos, descemos o Rio Juruá, chegamos com alegria no nosso porto”, avaliou a coordenadora do novenário, Fernanda Cordeiro.

⚠️ O tema do novenário de 2024 é ‘valorização da família’ e segue até 15 de agosto com várias atividades. A procissão fluvial terá concentração às 16h e saída às 17h, no Porto Central da cidade.

Programação

Procissão fluvial dos navegantes abre programação do Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo/Diocese de Cruzeiro do Sul

Procissão fluvial dos navegantes abre programação do Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo/Diocese de Cruzeiro do Sul

O Novenário de Nossa Senhora da Glória, considerado pela igreja católica como a 2ª maior festa religiosa da região, começou nessa segunda-feira (5) com a procissão fluvial, uma das novidades do calendário este ano.

Conforme divulgado anteriormente, a comunidade católica do município vai navegar em oração pelo Rio Juruá com o objetivo de envolver os pescadores e ribeirinhos no evento religioso. Além da missas diárias, a programação terá outras atividades especiais para envolver o público católico e os fiéis devem participar de quatro procissões. (Confira a programação completa abaixo)

Segundo o bispo Dom Flávio Giovenale, a igreja espera que o público em 2024 supere o do ano passado, quando, ao todo, 1.5 mil pessoas participaram das atividades em cada dia.

O bispo ressalta que a programação deste ano conta com muitas novidades, o que pode interferir na adesão do público. A esperança é que as novas atividades cresçam nos próximos anos.

“A primeira vez é uma semente, que depois irá crescer nos próximos anos. A nossa perspectiva, do ponto de vista religioso, da participação nas atividades religiosas é de continuar a crescer em relação aos outros anos. Sempre teve a casa cheia, todas as noites, e depois no dia 15, a grande procissão. Então, ali também esperamos mesmo até de crescer em relação aos anos passados”, ressaltou.

Confira as atividades:

5 de agosto – Abertura com procissão dos navegantes;

  • 10 de agosto – Caminhada da Juventude;
  • 11 de agosto – Procissão das crianças;
  • 15 de agosto – encerramento com missa para enfermos e idosos e show do Padre Joãozinho.

 

Programação diária:

 

Programação diária na Catedral Nossa Senhora da Glória entre os dias 6 e 14 de agosto.

  • 6h – Santa Missa;
  • 15h – Reza de terço e adoração;
  • 17h – Confissões de fiéis;
  • 18h30 – Novena;
  • 19h30 – Santa missa solene
+ LIDAS

Proclamação da República.

+