InícioESPORTECom ouro de Bia Souza, confira como foi o dia do Brasil...

Com ouro de Bia Souza, confira como foi o dia do Brasil em Paris

Finalmente saiu a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, e foi no judô. Na categoria +78kg, Bia Souza derrotou a israelense Raz Hershko aplicando um waza-ari logo no início do combate, levando o judô brasileiro a um feito grande feito: pela quinta vez, o esporte conquistou o primeiro ouro do Brasil em uma edição de Olimpíadas.

A vitória nos tatames não é o único destaque do dia.

Leia também

Confira o resumo desta sexta (2/8):

Judô

Antes da vitória na final, Bia Souza passou nas oitavas por Izayana Marenco, da Nicarágua, Kim Hayum, da Coreia do Sul nas quartas e pela favorita Romane Dicko, da França.

Além de Bia, Rafael Silva também entrou no tatame. Na categoria acima +100kg, o brasileiro caiu logo na estreia, diante de Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, por dois waza-ari.

Tiro com Arco

A equipe mista brasileira, formada por Ana Luiza Caetano e Marcus D’almeida, foi eliminada pelo México pelo placar de 5 x 1 nas oitavas de final, e deu adeus ao sonho da medalha.

Basquete

O Brasil conseguiu reverter o cenário e garantiu a classificação para as oitavas de final do basquete masculino. Sob comando de Bruno Caboclo, que foi o cestinha da partida com 33 pontos, os brasileiros bateram o Japão por 102 x 84. Com a vitória da Grécia sobre a Austrália com uma diferença de 6 pontos, a equipe verde e amarela tem agora a melhor campanha entre os terceiros colocados, e agora, aguarda a confirmação do adversário no mata-mata.

Natação

Kayky Mota disputou a bateria de classificação dos 100m borboleta masculino, e ficou longe de uma vaga nas semifinais, ao ficar na 22ª colocação geral, com o tempo de 52.11

Nos 800m livre feminino, Mafê Costa bateu na trave na bateria de classificação, ficando com a 10ª posição geral. Apenas oito se classificaram para a decisão, com 8:32.20 de tempo registrado.

O revezamento 4 x 200m medley misto do Brasil não se classificou para a prova final. Com um tempo de  3:57.27, a equipe brasileira ficou em último lugar.

Ginástica de Trampolim

A ginasta Camilla Gomes ficou de fora da final do trampolim feminino. Na classificatória, a brasileira, que precisava ficar entre as 8 melhores, alcançou 0 15º lugar. Já Rayan Dutra, no masculino, ficou com a 12ª posição, e também deu adeus ao sonho da final olímpica.

Vela

Martine Grael e Kahena Kunze ficaram na 8ª colocação geral do skiff feminino. Elas chegaram na 5ª posição na racing medal, mas já não tinham chance de medalha.

No dinghy feminino, Gabriella Kidd participou das regatas 2 e 3, realizadas nesta sexta, alcançando um 6º lugar e um 15º respectivamente.

No dinghy misto, Henrique Haddad e Isabel Swan participaram das regatas 1 e 2, com um 12º lugar em ambas.

Bruno Fontes participou de duas regatas no dinghy masculino, as de número 3 e 4, chegando em 6º e 30º.

Vôlei

A seleção masculina de vôlei finalmente venceu nos Jogos Olímpicos de Paris, e, de quebra, garantiu uma vaga nas quartas de final da competição. O Brasil derrotou o Egito por 3 sets a 0, parciais de 25 x 11, 25 x 13 e 25 x 16.

Tênis de Mesa

Hugo Calderano caiu na semifinal do tênis de mesa para o sueco Truls Moregard por 4 sets a 2. Com o resultado, o brasileiro vai disputar a medalha de bronze contra o francês Félix Lebrun.

Canoagem Slalom

O dia foi de rodada contrarrelógio na canoagem slalom. No caiaque cross masculino, Pepê Gonçalves conseguiu o segundo melhor tempo, com 66,41. Já Ana Sátila, no caiaque cross feminino, ficou com o tempo de  72.64, o quinto melhor na categoria. A disputa do contrarrelógio serve para definir as baterias da rodada 1. Portanto, nenhum competidor é eliminado nessa fase.

Boxe

Na categoria até 57kg feminino, Jucielen Romeu encarou a americana Alyssa Mendoza e venceu por 4 x 1 na decisão dos juízes. Ela avança para as quartas de final, e, em caso de vitória, garantirá pelo menos uma medalha de bronze, já que o boxe não tem disputa por terceiro lugar.

No masculino, Wanderley Pereira foi derrotado nas quartas de final da categoria até 80kg pelo ucraniano Oleksandr Khyzhniak por decisão unânime dos juízes, e deu adeus ao sonho da medalha olímpica.

Vôlei de Praia

Carol e Barbara bateram as holandesas Stam e Schoon por 2 sets a 1. As brasileiras avançaram  em primeiro no grupo, e agora aguardam o fim da fase de grupos para conhecer as adversárias das oitavas de final. É o mesmo caso da dupla masculina Evandro e Arthur, que derrotaram os tchecos Perusic e Schweiner por 2 sets a 0.

Atletismo

Valdileia Martins conseguiu se classificar para a final do salto em altura. A brasileira alcançou 1.92, novo recorde nacional. Com a 6ª colocação, ela garantiu vaga entre as 12 melhores atletas da modalidade em Paris.

Enquanto isso, Maria Fernanda Costa não conseguiu qualificação para a final dos 800m livre. Ela ficou em 10º lugar, com tempo de 8:32.20. No entanto, em caso de desistência de duas atletas, ela poderá aparecer na decisão.

Nos 100m feminino, Vitória Cristina Rosa e Ana Carolina Azevedo também não conseguiram se classificar para a semifinal. Elas não alcançaram a terceira posição em suas séries.

Gabriele Santos está fora da final do salto triplo. A brasileira ficou na 26ª posição geral. Apenas as 12 primeiras colocadas avançaram para a disputa por medalhas.

No lançamento de Disco, Izabela da Silva e Andressa de Morais não chegaram a final. Elas ficaram de fora das 12 melhores colocadas, em 17º e 26º respectivamente.

Flávia Maria de Lima disputará a repescagem dos 800m livre. A atleta ficou na 34ª posição geral, não conseguiu uma vaga na semifinal mas disputará a repescagem.

Fernando Balotelli iniciou sua caminhada no decatlo, modalidade em que o mesmo competidor realiza 10 provas diferentes do atletismo. O brasileiro conseguiu os seguintes resultados:

110 metros: 12º lugar;

Salto em distância: 15º lugar;

Arremesso de peso: 18º lugar;

Salto em altura: 19º lugar;

400 metros: 16º lugar.

Por enquanto, Balotelli aparece na 17ª posição. As provas do decatlo continuam neste sábado (3/8).

+ LIDAS

Proclamação da República.

+