Nesta sexta-feira, 30 de agosto, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) vai lançar o projeto “Eu Digo Não à Corrupção”, voltado para alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual. O evento de lançamento, que ocorrerá no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, contará com uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais e uma roda de conversa. Além disso, haverá um concurso de redação sobre o tema, com premiações para os três melhores textos.
O projeto, da 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social, tem como objetivo sensibilizar os jovens sobre a importância de combater práticas corruptas no dia a dia. A iniciativa abrange desde ações cotidianas, como furar filas e estacionar em vagas preferenciais, até questões mais graves, como sonegação de impostos e falsificação de documentos, como carteiras de estudante.
A proposta é preparar os estudantes, que poderão ser futuros servidores públicos, gestores ou políticos, para que tenham uma base sólida de ética e responsabilidade. A intenção é mostrar que pequenos desvios de conduta hoje podem resultar em grandes consequências no futuro, especialmente no que diz respeito à administração pública.
Segundo a promotora de Justiça Myrna Teixeira Mendoza, o público-alvo foi escolhido por ser composto por jovens que estão em uma fase de transição, saindo da escola para ingressar em faculdades ou no mercado de trabalho, incluindo o serviço público. “Queremos trabalhar na conscientização desses jovens para que eles possam mudar sua concepção frente às questões relacionadas ao dia a dia da nossa sociedade”, afirmou.
O projeto conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, da Fundação de Cultura Elias Mansour e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.
Por: Agência de Notícias do MPAC