A Fórmula 1 atravessa o continente europeu para acelerar no Grande Prêmio do Azerbaijão, país localizado no leste da Europa e na Ásia Ocidental. Apesar de o circuito urbano de Baku ser relativamente novo, ele já contém muita história e, no domingo (15/9), pode ser o momento de mais capítulos na rivalidade entre Lando Norris, da McLaren, e Max Verstappen, da Red Bull.
Na corrida de domingo, a partir das 8h (horário de Brasília), Norris pode superar Verstappen no número de pódios, ambos pilotos estão com 10. Portanto, o piloto da McLaren precisa ficar entre os três primeiros e o da Red Bull precisa ficar fora, assim como na última corrida em Monza.
Leia também
Outro piloto que pode aprontar no domingo é monegasco Charles Leclerc, da Ferrari. Ele conquistou a pole position com o tempo de 1m41s365. Norris, por outro lado, ficou 17º na classificação do GP do Azerbaijão, a 17ª etapa da temporada.
Embora seja a oportunidade de Norris superar Verstappen em pódios, o britânico ainda está longe de alcançar o holandês. Os pilotos são separados por 62 pontos na tabela. No entanto, o atleta da Red Bull já ligou o alerta, pois vive a pior fase de seu ciclo campeão. Ele não vence há seis corridas.
Em contrapartida, a dupla da McLaren possui os carros mais rápidos do grid. Na Holanda, por exemplo, Norris cruzou a linha de chegada 22 segundos na frente do segundo colocado. Em Baku, ele e Piastri tirarão proveito da velocidade, já que o circuito tem a média de 209 km/h.
Confira o grid de largada para o GP do Azerbaijão
- Charles Leclerc;
- Oscar Piastri;
- Carlos Sainz;
- Sergio Pérez;
- George Russell;
- Max Verstappen;
- Lewis Hamilton;
- Fernando Alonso;
- Franco Colapinto;
- Alexander Albon;
- Oliver Bearman;
- Yuki Tsunoda;
- Pierre Gasly;
- Nico Hülkenberg;
- Lance Stroll;
- Daniel Ricciardo;
- Lando Norris;
- Valtteri Bottas;
- Esteban Ocon;
- Zhou Guanyu;
Confira a classificação da F1 antes do GP do Azerbaijão
- Max Verstappen: 303 pts;
- Lando Norris: 241;
- Charles Leclerc: 217;
- Oscar Piastri: 197;
- Carlos Sainz: 184;
- Lewis Hamilton: 164;
- Sergio Pérez: 143;
- George Russell: 128;
- Fernando Alonso: 50;
- Lance Stroll: 24.