InícioACREPortal da Esjud alcança mais de 170 mil acessos em menos de...

Portal da Esjud alcança mais de 170 mil acessos em menos de nove meses

Sistema amplia inclusão dos profissionais da Justiça e contribui para melhor capacitação e aperfeiçoamento do ensino.

 

O Portal da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) alcançou entre o início de janeiro e o dia 12 de setembro deste ano 170.498 mil acessos. Por detrás dos números o esforço de uma equipe de apenas 11 pessoas, determinada a atuar na projeção qualitativa de sua missão institucional.

 

O novo site é fruto de um trabalho conjunto entre os setores de Comunicação do Órgão de Ensino e de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça Acreano. Atualmente, a página da Esjud possui 8.627 mil usuários ativos, mais de cinco vezes superior ao número total de magistradas(os) e servidores(as) da Instituição.

Além de apresentar todas as informações e atividades realizadas pela Escola, a exemplo de cursos, capacitações, treinamentos e notícias, a ferramenta engloba Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Calendário de Inscrição, editais, atos normativos, relatórios/portifólios e as publicações, como a Revista Jurídica.

Diretor da Esjud, o desembargador Elcio Mendes assinalou que o uso da tecnologia e da comunicação é fundamental para que se “construa uma Escola cada vez mais forte e moderna, conectada às demandas e desafios”.

Acessibilidade

A Esjud também investiu em inclusão, um dos eixos da atual gestão, implementando recursos de acessibilidade no site. O Órgão de Ensino se baseou nas Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG), no Ato dos Americanos com Deficiências (ADA), na Seção 508 nos Estados Unidos da América e na Lei nº 13.146 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).

 

Foram inseridos plugins de acessibilidade do WordPress e o Vlibras, que é um conjunto de ferramentas de código aberto capaz de traduzir conteúdo digital (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras. Já o One Click Accessibility permite alteração de tamanho e estilo da fonte dos textos. Também foi incluído um botão que transforma fontes estilizadas em fontes mais legíveis, ajudando, dessa forma, usuários com dislexia. Além do contraste negativo e contraste alto, destinados a pessoas com deficiência ou dificuldade visual. Localizada no topo da página, essa mesma ferramenta permite que leitores de tela e usuários de teclados de navegação acessem o conteúdo principal de forma direta, sem precisar navegar pelos itens do menu.

 

Há outros recursos disponibilizados, como o Removedor de target attribute dos links, o qual impede que um determinado link seja automaticamente aberto em uma nova janela. E as configurações personalizadas de exibição da barra de ferramentas de acessibilidade, que permite a escolha de exibição ou ocultação da barra de ferramentas de acessibilidade em vários tipos de dispositivos, como computadores, celulares e tablets.

 

 

POR TJAC

+ LIDAS

Proclamação da República.

+