InícioCAPA1º Curso Operacional voltado exclusivamente para mulheres do sistema de Segurança Pública...

1º Curso Operacional voltado exclusivamente para mulheres do sistema de Segurança Pública inicia em Cruzeiro do Sul

Na manhã desta segunda-feira, 21, foi realizada uma reunião na sede do Ministério Público em Cruzeiro do Sul para discutir ações e aprimoramentos na atuação das mulheres no Sistema Integrado de Segurança Pública da região. O encontro deu início à primeira edição de um curso exclusivo para as profissionais femininas do sistema, com a oferta de 40 vagas e uma programação intensiva de uma semana.

O curso, voltado para operadoras de segurança pública do Juruá, é uma iniciativa pioneira na região e conta com a participação de policiais penais, bombeiros, policiais militares, policiais civis, além de integrantes do Exército Brasileiro e da Polícia Federal. Segundo o Coronel Vandernilson Peres, chefe do departamento de ensino do Sistema Integrado de Segurança Pública da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), o objetivo é padronizar práticas operacionais e promover o compartilhamento de conhecimentos entre as diversas forças de segurança.

“Durante essa semana, vamos estar junto com elas oferecendo instruções que abrangem armamento, munição e tiro, abordagem policial, sobrevivência, e técnicas operacionais do dia a dia. Sabemos da importância de uniformizar essas práticas para garantir a eficiência e a segurança tanto delas quanto da população”, destacou o Coronel Vandernilson.

As expectativas são de que o curso será intenso e integral, exigindo dedicação das participantes, mas também proporcionando uma oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento. O Terceiro Sargento da Polícia Militar, Joel Andriola, compartilhou seus objetivos em relação ao curso: “Esperamos que seja proveitoso, afinal é o primeiro curso na região do Vale do Juruá direcionado para as mulheres que compõem o sistema de segurança pública. Nosso objetivo é passar o melhor do nosso conhecimento para que elas possam aprimorar suas habilidades e desempenhar ainda melhor suas funções.”

Entre as participantes está a Terceiro Sargento da PM, Elivânie Lima, que ressaltou a importância do curso para a sua atuação diária. “Participei da edição anterior, que era mista, mas essa, voltada para o público feminino. É de fundamental importância, porque, enquanto operadora de segurança pública, uma falha minha em serviço não é apenas uma falha; pode custar minha vida e a vida de pessoas inocentes. Portanto, este curso é muito necessário para todos os operadores de segurança pública, especialmente para o público feminino, pois temos filhos esperando por nós em casa. Por isso, é um curso muito aguardado por todas nós aqui no Juruá”, disse.

Terceiro Sargento da PM, Elivânie Lima

O curso também abordará temas como atendimento pré-hospitalar em combate e o uso de torniquetes, além de técnicas de sobrevivência policial, proporcionando um treinamento completo e especializado para as mulheres que atuam na linha de frente da segurança pública da regional.

 

 

 

POR JURUAONLINE

+ LIDAS

Proclamação da República.

+