InícioESPORTEBola de Ouro dos valores? Rodri já foi suspenso por canto xenofóbico

Bola de Ouro dos valores? Rodri já foi suspenso por canto xenofóbico

Além do desempenho individual e coletivo, um dos três critérios de pontuação para definir o ganhador da Bola de Ouro é “classe e fair play”. Entretanto, o vencedor da Bola de Ouro, Rodri, pecou no último fator: o jogo limpo. Após a comemoração da conquista da Eurocopa, em julho deste ano, o meio-campista foi suspenso por um jogo pela Uefa por canto xenofóbico

Além do meia, o atacante Morata também foi suspenso. Ambos entoaram o grito “Gibraltar é espanhol” durante a comemoração do título.

Leia também

Os jogadores foram punidos por violarem os “princípios gerais de conduta, as regras básicas de conduta decente, por utilizarem eventos desportivos para manifestações de natureza não desportiva e por desacreditarem o futebol e a UEFA em particular”. Assista ao vídeo:

A nação é localizada no extremo sul da Espanha mas pertence à Grã-Bretanha. Vale lembrar que a Inglaterra foi a adversária dos espanhóis na final da Eurocopa.

Os espanhóis cederam o território aos britânicos por meio do Tratado de Utrecht, em 1713, durante a  Guerra da Sucessão Espanhola, que ocorreu entre 1702 a 1714. Entretanto, o país pede “devolução” do território.

A polêmica “Bola de Ouros dos Valores”

Com o título “Rodri vence Vinicius na Bola de Ouro dos valores”, o portal Sport, de Barcelona, polemizou e criticou o comportamento de Vini Jr. dentro de campo. A postagem, assinada pelo jornalista L. Miguelsanz, afirma que o brasileiro tem muito que aprender como pessoa e valores.

Foto colorida de print da matéria do portal Sport - Metrópoles

Confira trechos da matéria:

“A corajosa decisão de atribuir a Bola de Ouro a Rodri, capitão da seleção espanhola e jogador fundamental do Manchester City, é um verdadeiro sucesso que prestigia um prémio que muitas vezes tem sido questionado caso os rumores se confirmem finalmente. Em muitas ocasiões, o impacto mediático prevaleceu sobre os méritos reais do vencedor e neste caso será feita toda a justiça, apesar da pressão que estava a ser exercida pelo Real Madrid para elevar um grande jogador de futebol como Vinicius, mas que está à altura, por mérito, com o meio-campista espanhol.

A conquista de títulos e o desempenho no futebol são importantes, mas também a pessoa e os valores que ele representa e aqui Vinicius tem muito que aprender. Porque os seus contínuos protestos e provocações, os seus atos repreensíveis em campo e a sensação de que não está a aprender certamente lhe tiraram os votos.

O futebol terá vencido e os valores também… É uma ótima notícia para o futebol e seus profissionais. E, acima de tudo, é uma lição para Vinicius aprender a se comportar melhor e a respeitar os rivais. Não se trata apenas de vencer”.

Vini Jr. já ganhou prêmio por trabalho solidário

Porta-voz de causas sociais, o brasileiro é um do principais nomes na luta antirracista dentro do futebol. Vini foi o vencedor do prêmio Sócrates, em 2023. O troféu, também entregue pela France Football, é feito para homenagear ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol.

O brasileiro do Real Madrid ganhou o prêmio por conta de seu trabalho com o Instituto Vinicius Júnior. A organização criada pelo atacante fica na Barra do Tijuca, no Rio de Janeiro, ajuda crianças que vivem em condições de pobreza através do esporte.

Na ocasião, Vini Jr. comemorou bastante o feito. “A verdade é que estou muito feliz de ganhar esse prêmio, ajudar tantas pessoas no meu país, o Brasil, do meu bairro, da favela. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês”, disse o jogador do Real Madrid.

+ LIDAS

Proclamação da República.

+