InícioCRUZEIRO DO SULCruzeiro do Sul promove semana de conscientização sobre pesca antes do início...

Cruzeiro do Sul promove semana de conscientização sobre pesca antes do início do Período de Defeso

Cruzeiro do Sul realizará, a partir da próxima terça-feira, 5, uma semana de conscientização sobre a pesca sustentável na região do Juruá, em preparação para o período de defeso, que começa no dia 15 de novembro. A iniciativa busca orientar pescadores e a população em geral sobre as regras e a importância da preservação dos recursos pesqueiros. O defeso, período de proibição da pesca de determinadas espécies, é essencial para garantir a reprodução e a sustentabilidade dos peixes.

De acordo com Lacione Pedrosa, chefe do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) na região do Juruá, a programação incluirá capacitações e encontros com diferentes grupos envolvidos na atividade pesqueira. “Faremos dois dias de capacitação voltados para nossos servidores do IMAC, juntamente com as secretarias municipais de meio ambiente e professores que se interessam pelo tema”, explicou Lacione. Além disso, haverá um encontro no dia 7 de novembro com representantes de colônias de pesca, sindicatos, pescadores amadores e comerciantes de pescado para alinhar as normas e responsabilidades durante o defeso.

O período de defeso, que vai de 15 de novembro a 15 de março, é estabelecido pela Portaria nº 45 de 2007 do IBAMA, com o objetivo de proteger as espécies durante a fase de reprodução. Nesse intervalo, a pesca, o transporte e a comercialização de várias espécies estão proibidos, como Piratinga, Surubim, Matrinxã, Sardinha e Caparary.

“É fundamental que as pessoas respeitem essa proibição, não apenas quem vive da pesca, mas também pescadores artesanais e amadores”, ressaltou Lacione. A conscientização também visa prevenir infrações, já que quem for pego pescando durante o defeso pode ser autuado conforme a Lei 9.605/1998, com multas que chegam a R$ 700 por quilo de peixe capturado de forma irregular.

As atividades da semana de conscientização começam no dia 5 de novembro, com um evento no auditório da OAB em Cruzeiro do Sul, destinado às secretarias e instituições que lidam com o pescado. No dia 6, haverá uma ação de sensibilização na beira do rio e no Mercado do Peixe. Já no dia 7, o foco será nos pescadores, que poderão participar de um encontro para esclarecer dúvidas e alinhar as medidas de preservação.

“Preservar os recursos pesqueiros é garantir que o pescado continue disponível por muitos anos, especialmente para quem depende dele para viver”, destacou Lacione, reforçando o convite à participação de todos os interessados nas atividades.

Pescadores e instituições que desejarem participar podem se inscrever pelo telefone (99) 99255-1654 até quinta-feira, 31.

 

Por: Juruá Online

+ LIDAS

Proclamação da República.

+