Há 18 anos, Michael Schumacher conquistou sua última vitória na Fórmula 1. Foi em um 1º de outubro que o heptcampeão conseguiu subir ao ponto mais alto do pódio em 2006, no GP da China.
Já com sete títulos mundiais na Fórmula 1, Schumacher ainda não havia conquistado uma vitória na China. O gp do país asiático chegava a sua terceira edição, e o circuito de Xangai havia visto as vitórias de Rubens Barrichello, em 2004 e Fernando Alonso, em 2005.
Leia também
Durante o treino de classificação, Fernando Alonso, então na Renault e rival de Schumacher na briga pelo título, garantiu a pole position. Enquanto isso, o alemão ficou com a 6ª posição para a largada no dia seguinte. A situação era complicada para a Ferrari, já que, o seu outro piloto no grid, Felipe Massa, conseguiu apenas o 12º lugar no treino.
Durante a corrida, foi o momento em que Schumacher mostrou por que é um dos grandes nomes da história do automobilismo. Ele contou com o abandono de Kimi Raikkonen, além de ultrapassar Rubens Barrichello e Jenson Button. Na volta 30, conseguiu superar os 20 segundos de distância para Fernando Alonso, e depois, deixou para trás Giancarlo Fisichella. Com isso, Schumi liderou a prova até o fim.
Vitória na China, derrota no campeonato
Aquela vitória em Xangai foi a 91ª de Schumacher na carreira, e a última do piloto alemão na Fórmula 1. No entanto, mesmo vencendo aquela corrida, que era a 16ª e penúltima da temporada de 2006, Michael não conseguiu superar Fernando Alonso, e acabou na 2ª posição do Mundial de Pilotos de Fórmula 1.
O ano de 2006 também foi o último de Schumacher na Ferrari e na Fórmula 1. Contudo, ele voltou às pistas em 2010, quando assinou contrato para ser a estrela da Mercedes na volta da equipe alemã à categoria.