Divulgação/Prefeitura de São Paulo
Enquanto a Fórmula 1 segue na segunda pausa da temporada, o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, encontra-se em reforma. A prefeitura realiza a troca completa do asfalto do local para receber o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. O recapeamento total da pista não era realizado desde 2014, o que gerou críticas em edições passadas do evento.
“A Prefeitura de São Paulo está fazendo um grande investimento no recapeamento total da pista do Autódromo de Interlagos com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o circuito para receber o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. A pista será entregue no prazo e em conformidade com todos os padrões exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o grande prêmio em novembro”, destaca Marcelo Pinto, diretor administrativo do autódromo.
Leia também
O procedimento começou no início de setembro e será finalizado, segundo a prefeitura, no fim de outubro. O GP do Brasil ocorre a partir do dia primeiro de novembro, como parte da 21ª etapa da temporada de 2024.
1 de 5
2014 foi a última vez que o asfalto de Interlagos foi trocado
Divulgação/Prefeitura de São Paulo
2 de 5
Prefeitura diz ter investido alto valor
Divulgação/Prefeitura de São Paulo
3 de 5
O GP do Brasil é o motivo do recampeamento
Divulgação/Prefeitura de São Paulo
4 de 5
Divulgação/Prefeitura de São Paulo
5 de 5
Divulgação/Prefeitura de São Paulo
“A reforma começa pela fresagem, que remove o asfalto antigo, depois é aplicada a massa asfáltica e, em seguida, inicia-se a descontaminação para remover solventes e óleos, que garante a aderência ideal. Depois, é feito o processo de grooving, que cria ranhuras no asfalto para melhorar a drenagem e evitar aquaplanagem, e aplica-se a pintura antiderrapante de acordo com os padrões exigidos pela FIA”, destaca a Prefeitura de São Paulo em nota.
Criticas a Interlagos
No GP do Brasil de 2023, o piloto Fernando Alonso, da Aston Martin, criticou a qualidade do asfalto de Interlagos, pois supostamente havia buracos, o que fugia dos padrões impostos pela FIA.
A pausa da Fórmula 1 termina no dia 20 de outubro com o GP dos Estados Unidos, sediado no Circuito das Américas.