O governo do Acre tem sido um grande parceiro e padrinho institucional dos Correios. De tal forma que vem, já há alguns anos, adotando milhares de cartinhas da já tradicional campanha Papai Noel dos Correios e permitindo o encerramento da Carreata de Luz em frente ao Palácio Rio Branco, na capital.
Este ano não poderia ser diferente, tanto é que nesta quarta-feira, 27, o governo do Estado, por meio do Corpo dos Bombeiros Militar (CBMAC), participou da Carreata de Luz, transportando o ilustre passageiro e um dos símbolos do Natal: o Papai Noel. A ação é uma forma de agradecer à população acreana pela adesão à campanha e também trazer visibilidade à causa.
A assessora de comunicação da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Gleidione Figueira, abordou a importância da campanha, ao afirmar que oferece uma oportunidade única para crianças que sonham com presentes, mas muitas vezes não têm como obtê-los. “Os Correios facilitam a realização desses pequenos sonhos – uma bola, uma boneca, um carrinho – e ao longo dos anos criou uma grande expectativa, especialmente nas crianças, que já aguardam ansiosas por esse momento. Poder ajudar é fantástico, maravilhoso e essencial. Precisamos disso, não só nesse período; mas, como as pessoas se sensibilizam mais no Natal, é o momento ideal para ajudar quem precisa”, ressaltou.
O superintendente dos Correios no Acre, Francisco Ithamar de Souza, destacou o sucesso da campanha, que neste ano já ultrapassou a marca de 2.300 cartas cadastradas, com a maioria delas “adotadas” pela comunidade.
“Ainda temos cartas esperando por adoção, então convidamos a população a ir até a Agência Central dos Correios, em frente ao Novo Mercado Velho, e visitar o Cantinho do Papai Noel. Pegue uma carta, leia e adote uma criança, ajudando a tirar um sonho do papel. Muitas vezes, esse será o único presente que essas crianças receberão no Natal, e isso faz toda a diferença na vida delas e também na construção de uma sociedade mais solidária”, afirmou.
Ithamar também lembrou os 35 anos da campanha e destacou as ações realizadas este ano, como a carreata, que passou por diversos pontos da cidade, e a ampliação da iniciativa para dez instituições de ensino em Rio Branco e uma em Cruzeiro do Sul. “São crianças em situação de vulnerabilidade, que precisam dessa ajuda. Vá lá, adote uma cartinha, vai fazer bem pra você e para quem mais precisa”, convidou.
“Para nós dos Correios, a Carreata de Luz marca a comemoração de 35 anos da campanha Papai Noel dos Correios, uma ação simples, mas que traz grande magia, pois incentiva as crianças a escreverem, em pequeno pedaço de papel, um sonho ou pedido”, afirma o coordenador da campanha, Eliel Mendes.
“E, atrás dos padrinhos e madrinhas, conseguimos realizar esses sonhos. Uma ação que integra toda a comunidade e os Correios, fazendo a ponte, na construção de um Natal mais feliz para todos”, completou.
A Carreata de Luz saiu do terminal de integração da Universidade Federal do Acre (Ufac), passou pela Estrada Dias Martins, Estrada do Calafate, Rua Omar Sabino, Avenida Ceará, Rua Floriano Peixoto, Ponte Juscelino Kubitschek (Ponte Metálica), Rua 24 de Janeiro, Rua Senador Eduardo Assmar (Gameleira), Avenida Epaminondas Jácome (sede dos Correios) e Rua Arlindo Porto Leal, finalizando no Palácio Rio Branco.
Campanha Papai Noel dos Correios
Segundo o blog oficial da campanha Papai Noel do Correios, há 35 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as cartinhas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das iniciativas de solidariedade mais queridas do país: o Papai Noel dos Correios.
A ação ganhou força, espalhou-se e hoje une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas em geral das crianças da sociedade, desde 2010 os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel.
A campanha também tem o objetivo educacional de incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, alguns dos maiores presentes que uma criança pode receber.
Para que tudo possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas, dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança.
Como participar da Papai Noel dos Correios no Acre
Para participar da campanha na adoção de cartinhas, há duas opções:
Digital
Acessar o blog da campanha: clicar em Adoção On-line, escolher até 50 cartas e informar seus dados (nome, telefone e e-mail), para registro da adoção no sistema informacional da campanha.
Física
Retirar uma cartinha em uma das agências participantes, indicadas no blog da campanha. Em Rio Branco, a agência participante fica localizada na Avenida Epaminondas Jacome, 2.858, Centro.
É possível adotar uma cartinha até o dia 12 de dezembro.
Com o presente em mãos, o padrinho ou madrinha tem até o dia 13 de dezembro para se dirigir até a agência do Correios da Avenida Epaminondas Jacome e entregar o presente.
Para mais informações, acesse o blog oficial da campanha Papai Noel do Correios.
Por: Assessoria de Comunicação do Governo do Acre