O Rio Acre, em Rio Branco, iniciou esta semana com a medição acima dos 3 metros, saindo do cenário de alerta. Segundo a Defesa Civil municipal, que faz o monitoramento diário, o manancial mediu 3,67 metros às 6h04 deste domingo (17), sendo a maior medição em mais de seis meses, mais precisamente desde o dia 19 de maio, quando a marcação foi de 3,66 metros.
A marca deste domingo é a segunda vez consecutiva que o nível fica acima de três metros em novembro, a terceira e quarta desde 30 e 31 de outubro, e a quinta desde 24 de maio, última vez em quase seis meses que o manancial estava acima da cota de alerta para seca.
O aumento do nível do rio está atribuído a quantidade de chuvas nos últimos dias. Ainda de acordo com o órgão, foram 11,06 milímetros de precipitação nas últimas 24 horas, e o esperado para o mês é de 199 mm.
A primeira medição acima dos três metros em novembro ocorreu no sábado (16), quando o registro era de 3,37 metros. O aumento foi de 30 centímetros de sábado para domingo. Na medição de sexta (15), o nível ainda estava abaixo, marcando 2,97 metros.
O Rio Acre iniciou o mês de novembro abaixo dos 3 metros, média abaixo do esperado para esta época do ano, mas finalizou outubro acima disto. A Defesa Civil de Rio Branco atribuiu à ausência de chuvas significativas nos primeiros dias do mês.
De acordo com o monitoramento feito pelo órgão, o rio encerrou o mês de outubro com 3,55 metros no dia 31, tendo marcado 3,43 metros no dia anterior. Já no dia 1º de novembro, o nível reduziu para 2,83 metros e caiu todos os dias do mês até o dia 7 de setembro, quando amanheceu com 1,70 metro,voltando a ficar abaixo dos 2 metros, nível este que o manancial se mantinha acima desde o dia 14 de outubro.
Depois disto, o manancial ficou em oscilação, mas agora acima dos 2 metros e, mais recentemente, acima dos 3 metros desde o dia 16.
Por: G1 Acre