Apesar do aumento de casos de Covid-19 e síndromes gripais em diversas regiões, Rio Branco mantém a ocupação de UTIs sob controle. Dados do Observatório de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Acre (Sesacre) indicam que há leitos disponíveis na capital. Na Fundhacre, 7 dos 18 leitos de UTI adulto estão livres, enquanto o Hospital Santa Juliana tem 5 leitos disponíveis, de um total de 20.
Em Cruzeiro do Sul, o cenário é mais crítico. O Hospital Regional do Juruá, que dispõe de 10 leitos de UTI adulto, encontra-se com sua capacidade totalmente ocupada. Na pediatria, o Hospital Iolanda Costa e Silva também enfrenta alta demanda, com 14 dos 20 leitos de UTI pediátricos ocupados.
O Hospital Universitário de Rio Branco (Huerb) registrou 15.441 internações neste ano, sendo 998 somente em dezembro. Na última semana, houve 104 internações, incluindo 2 casos no dia 25.
Pedro Pascoal, secretário de Saúde, afirmou que os casos de Covid-19 detectados até o momento não têm apresentado gravidade suficiente para pressionar o sistema de UTIs. Ele atribuiu isso ao impacto positivo da vacinação em massa, que tem reduzido significativamente o número de casos graves. Pascoal reforçou a importância da vacinação contínua e das medidas preventivas para conter a pandemia e evitar sobrecarga no sistema de saúde.