O governador do Acre Gladson Cameli (PP) retornou das férias no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira, 9. Nas redes sociais, ele demonstrou preocupação com os crescentes casos de dengue e covid-19 no estado.
“Tenho acompanhado a situação. Conversei com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, sobre os desafios. Estamos empenhados em atender a nossa população”, escreveu o gestor, que, durante sua ausência, foi substituído pela vice-governadora Mailza Assis (PP).
Na quarta, 8, o governo declarou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de dengue e covid. A medida garante o acesso rápido a recursos do Ministério da Saúde para a aquisição de insumos, realização de campanhas informativas e o reforço nas ações de combate às doenças.
No ano passado, o estado registrou 6.346 pacientes suspeitos de dengue, sendo 4.300 confirmados. Entre os casos comprovados, 24 evoluíram para sinais de alarme e uma criança em Cruzeiro do Sul morreu. Além disso, outros dois óbitos estão em análise.
Onze municípios do Acre estão em estado de risco devido à alta quantidade de notificações, com destaque para as cidades de Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Epitaciolândia, que lideram o número de ocorrências prováveis.
Por: A Gazeta do Acre