Dados do informe semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), do Ministério da Saúde, apontam que o estado do Acre está entre as unidades federativas com maior incidência de casos de Zica no Brasil nas três primeiras semanas epidemiológicas de 2025.
Em todo o país foram notificados 168 casos prováveis da doença neste ano, com um coeficiente de incidência de 0,1 casos por 100 mil habitantes. Enquanto o estado do Acre se enquadrou na faixa de incidência de 0,28 a 1,81 casos para cada 100 mil habitantes.
No geral, as regiões Norte e Sudeste apresentaram os maiores coeficientes de incidência. Com destaque especial, além do Acre, para Espírito Santo e Tocantins.
Principais sintomas da Zika
A Zika é uma doença infecciosa causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, com sintomas que podem aparecer em até 10 dias após a infecção.
Assim como a Chikungunya e a Dengue, alguns dos sintomas são febre, dor de cabeça e pelo corpo, manchas vermelhas na pele e dor nas articulações. Em alguns casos e de Zika, o paciente não apresenta sinais, por outro lado, dois sintomas bem característicos dessa arbovirose são o rash cutâneo (manchas ou bolhas vermelhas) e a conjuntivite.
No caso das gestantes, quando infectadas pelo vírus da Zika, correm o risco de ter o desenvolvimento neurológico do bebê afetado, podendo resultar no nascimento da criança com microcefalia (em que a cabeça e o cérebro do bebê são menores que o normal para a idade).
Por: Contil Net