Um dos cadáveres estava na rua Paranacaxi, no bairro Jorge Teixeira, e o outro na rua Huascar de Figueiredo, Centro
Os corpos de dois homens foram encontrados em um período de 24 horas em locais diferentes de Manaus, nesta sexta-feira (14). Em ambos os casos, os cadáveres estavam com os membros amarrados. Ainda não se sabe a motivação dos crimes ou se há qualquer relação entre as ocorrências.
Segundo a PC-AM, o corpo de Ronildo Anderson da Silva, 26, foi encontrado durante a tarde de sexta na rua Paranacaxi, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. Não houve boletim de ocorrência (BO) para o caso, mas moradores que falaram à imprensa local informaram que o cadáver estava com as mãos amarradas, o que levanta a suspeita de execução. Familiares também teriam comparecido ao local e confirmado a identidade da vítima.
O segundo foi encontrado algumas horas antes, no início da manhã, na rua Huascar de Figueiredo, no Centro da capital amazonense. De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), não houve registro de boletim de ocorrência para o caso. As únicas informações são de que se tratava de uma pessoa do sexo masculino, encontrada com os membros amarrados por volta das 7h26.
Em ambos os casos, o Instituto Médico Legal (IML) e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) foram acionados. Ao primeiro, cabe identificar a causa da morte e possíveis lesões que ajudem a esclarecer o crime. Já a DEHS deve confirmar se as mortes tratam-se de homicídios, incluindo a apuração de possíveis autores.
A reportagem procurou a Polícia Civil do Amazonas e a DEHS para obter mais informações sobre os casos e ainda aguarda retorno.
Dados
O Painel de Indicadores Criminais e Registros de Mortes do Amazonas, do governo estadual, ainda não dispõe de dados referentes a 2025. No entanto, a plataforma aponta que, em 2024, o estado somou 1.170 mortes. Deste total, a grande maioria (1.049) era referente a homicídios. O número, apesar de expressivo, representou uma redução de 16,41% em relação ao mesmo dado de 2023, com 1.255 homicídios.
Manaus continua na liderança das mortes no Amazonas. Em 2024, registrou 735 ocorrências. Ainda assim, observou uma redução de 21,3% nas mortes, em comparação ao ano anterior, 2023, quando foram 934 casos.
Por: Acritica