Na tarde desta terça-feira (11), uma ação coordenada pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) dos Ministérios Públicos do Acre (MPAC) e de Rondônia (MPRO) resultou na prisão de Talisson de Souza Gama, considerado um dos criminosos mais perigosos do Acre.
Talisson escapou do presídio Francisco de Oliveira Conde em novembro de 2024, onde cumpriu mais de 90 anos de pena por homicídios, roubos, crimes contra o patrimônio e envolvimento com facções criminosas. Após a fuga, ele teria se deslocado para Rondônia, com planos de realizar ataques no estado.
O criminoso foi localizado no bairro Mariana, em Porto Velho (RO) , após um intenso trabalho de inteligência coordenado pelo Gaeco/RO, com apoio da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO/RO) e do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia.
A operação também contou com o suporte da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e da Polícia Militar do Acre , por meio da Assessoria de Inteligência e do 2º BPM.
De acordo com o promotor de Justiça Bernardo Albano, coordenador do Gaeco/MPAC, a prisão só foi possível graças à atuação integrada entre os Ministérios Públicos e as forças de segurança dos dois estados. Talisson foi um dos foragidos mais procurados do Acre, e sua recaptura representa um grande avanço no combate ao crime organizado na região.
Com informações do Ministério Publico do Acre