InícioCAPANavio-hospital chega a Cruzeiro do Sul para atendimentos médicos

Navio-hospital chega a Cruzeiro do Sul para atendimentos médicos

O navio-hospital Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, já chegou a Cruzeiro do Sul e a equipe começará a prestar atendimento médico e odontológico à população do município na segunda-feira, 17, no bairro da Várzea. Depois de Cruzeiro do Sul, a embarcação seguirá para cidades adjacentes, como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Os detalhes da ação foram acertados em uma reunião na embarcação nesta sexta-feira, 14, entre os militares e membros do governo do Estado do Acre e das prefeituras cuja população vai receber os serviços.

Esta é a 25ª missão do navio na região com a oferta consultas médicas, serviços odontológicos e exames como mamografias e ultrassonografias e medicamentos. A meta é atender cerca de 20 mil pessoas em Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá.

“A nossa meta de atendimento na operação Acre 25 são cerca de 9 a 10 mil atendimentos, somente em Cruzeiro do Sul e nas localidades próximas, como Porto Valter , Triunfo, Paraná dos Mouras e Maréchal Tamaturgo, nós temos a previsão de atendimento de 7 a 8 mil atendimentos. Nosso grande objetivo é enfrentar os desafios do Rio Juruá e alcançar essas comunidades mais isoladas e fazer o melhor serviço possível para essas comunidades”, citou o comandante da embarcação, capitão de Corveta, Alan Maforte.

 

O governo do Estado do Acre e as prefeituras das cidades onde a embarcação aporta, fazem parceria com a Marinha do Brasil para o atendimento dos moradores. Garantem insumos, profissionais e apoio logístico.

 

 

“Vamos entrar com insumos e profissionais para alcançar o maior número de pessoas possível em Cruzeiro do Sul, principalmente na área odontológica. Vamos transportar as pessoas até a embarcação e lá elas terão assistência integral nessa área. Estivemos reunidos com a Marinha do Brasil, com o Governo do Acre para articular os atendimentos e certamente vamos levar, juntamente com essa articulação de forças, o melhor para o cidadão cruzeirense, principalmente os que mais precisam, que estão nas comunidades de difícil acesso no município de Cruzeiro do Sul, que serão alcançadas por esse tipo de atendimento”, pontuou o secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira.

 

 

O navio foi construído em 1997 sob encomenda do então governador Orleir Messias Cameli, em Manaus. Prestou assistência nos rios da região e ficou aportado em Cruzeiro do Sul. Em janeiro de 2000, foi cedido pelo ex-governador Jorge Viana, por meio de cessão de uso, à Marinha do Brasil, que dotou a embarcação com modernos equipamentos que permitem a realização de vários tipos de exames como de ultrassonografia e mamografia.

Por: Ac 24 horas

 

 

 

+ LIDAS

Proclamação da República.

+