O Rio Juruá continua subindo e já se aproxima da cota de alerta em Cruzeiro do Sul. Nesta segunda-feira, 24, o nível do rio atingiu 11,16 metros, chegando perto do limite de 11,80 metros e da cota de transbordo, que é de 13 metros. A preocupação aumenta, principalmente porque a previsão indica chuvas de até 100 milímetros até a próxima quinta-feira, 27.
Embora as águas ainda não tenham invadido residências, a Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco. No último fim de semana, as chuvas intensas causaram deslizamentos de terra nos bairros Cruzeirão e Remanso, atingindo duas casas. Diante do perigo iminente, as famílias afetadas foram retiradas e encaminhadas para o aluguel social.
“Temos observado um aumento no risco de deslizamentos e desbarrancamentos, principalmente em áreas de encosta. O solo encharcado se torna instável e pode comprometer estruturas residenciais, como ocorreu no bairro Remanso, onde duas famílias precisaram sair de casa para evitar uma tragédia”, explicou a Defesa Civil.
A população ribeirinha e moradores de áreas de risco devem ficar atentos às orientações das autoridades. Em caso de sinais de desmoronamento ou risco de alagamento, a recomendação é acionar a Defesa Civil e buscar abrigo seguro. O telefone de emergência é 193.