InícioMUNDOPapa quer fazer 1ª aparição ao público desde internação. Saiba quando

Papa quer fazer 1ª aparição ao público desde internação. Saiba quando

A sala de imprensa da Santa Sé divulgou a informação sobre possível saudação do papa Francisco diretamente do Hospital Gemelli, em Roma

O papa Francisco tem a intenção de saudar os fiéis na missa de domingo, na hora dos Angelus dominical. A sala de imprensa da Santa Sé divulgou a informação na manhã deste sábado (22/3). Estável atualmente, o religioso segue em tratamento desde 14 de fevereiro, quando foi internado no Hospital Gemelli, em Roma.

Se a intenção se concretizar, o papa fará, neste domingo (23/3), na unidade de saúde, pouco depois das 12h (hora na Itália), uma saudação, a fim de conceder sua bênção aos fiéis.

O boletim mais recente sobre o estado de saúde do papa, de sexta à noite (21/3), diz que o líder religioso permanece estável. Segundo a Santa Sé, exames apontaram pequenos progressos do ponto de vista respiratório e motor. Durante a noite, o papa não usa mais ventilação mecânica com máscara, mas oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais e, no decorrer do dia, utiliza cada vez menos os altos fluxos.

Os médicos ainda não deram indicação de quando Francisco receberá alta do hospital. “O papa passa os dias entre tratamentos, orações e um pouco de atividade de trabalho. E não recebeu visitas. O próximo boletim médico poderá ser publicado na segunda-feira.”

Reaprender a falar”

  • O cardeal Víctor Manuel Fernández disse, nesta sexta-feira (21/3), que o papa Franciscotem de “reaprender a falar”. A afirmação ocorreu durante evento de divulgação do livro A poesia é sempre necessária, de autoria do santo padre.
  • Conforme o cardeal, o líder religioso está recuperando as forças no hospital, mas tem de “reaprender a falar”. O papa tem sido submetido, como parte do tratamento, ao uso da terapia de alto fluxo de oxigênio.
  • “O papa está muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo seca tudo. Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral é a mesma de antes”, enfatizou.

Oração

Na terceira sexta-feira da quaresma (21/3), o Vaticano realizou mais uma noite de oração do terço pela saúde do papa Francisco, na Praça São Pedro. O padre Armando Nugnes, reitor do Pontifício Colégio Urbano, abriu as orações com o pedido do “dom da saúde para o papa”, além de pedir “que o mundo reencontre o caminho da fraternidade e da paz”.

“Nesta noite nos reunimos mais uma vez em oração, em comunhão com o santo padre Francisco. Para ele, pedimos o dom da saúde do corpo e a consolação do espírito. Junto com ele, pedimos ao Senhor que este nosso mundo possa encontrar o caminho da fraternidade e da paz”, disse o padre Nugnes.

Por: Metrópoles

+ LIDAS

Proclamação da República.

+