InícioACRECom mais de duas décadas de atuação no Brasil, Samu do Acre...

Com mais de duas décadas de atuação no Brasil, Samu do Acre celebra conquistas e avanços em data comemorativa

Criado em 27 de abril de 2004, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa pouco mais de duas décadas de atuação no Brasil, dedicadas a salvar vidas. No Acre, a data é lembrada com a consolidação de importantes investimentos realizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), que tem reforçado o compromisso com o serviço por meio de melhorias estruturais, renovação da frota e implantação de novas tecnologias.

Entre as iniciativas de maior impacto, está a implantação do sistema de prontuário eletrônico e monitoramento de frota, ferramenta que possibilita o rastreamento em tempo real das ambulâncias e o registro digital de cada ocorrência. De acordo com a coordenadora do órgão, Necila Fernandes, o recurso proporciona maior agilidade e segurança, refletindo diretamente no atendimento à população.

“A implantação dessa ferramenta é a certeza de que estamos aprimorando a forma como cuidamos das pessoas. Cada recurso investido reflete na qualidade do atendimento e na tranquilidade da população, que conta com um serviço mais organizado e preparado para agir no momento certo”, afirmou.

Novo sistema possibilita rastreamento das ambulâncias em tempo real. Foto: Luan Martins/Sesacre

A gestão também tem investido na valorização dos profissionais que atuam diariamente no serviço de urgência. Recentemente, o governo estadual entregou 1.200 novos uniformes aos servidores e ampliou as ações de qualificação e capacitação contínua das equipes. Outra medida relevante foi a renovação da frota, com a entrega de novas ambulâncias para reforçar o atendimento tanto na capital quanto em municípios do interior, em parceria com o Ministério da Saúde.

Veículos fazem parte do programa de investimentos coordenado pelo governo federal em parceria com o Estado. Foto: José Caminha/Secom

Em uma iniciativa inovadora, a região do Vale do Juruá também passou a contar com um serviço aeromédico exclusivo. Em convênio com a Sesacre, um helicóptero da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) agora realiza transportes aeromédicos em áreas de difícil acesso, reforçando a rapidez e eficiência do atendimento em uma região com desafios geográficos consideráveis.

Desde que foi implantado no estado, o Samu já ultrapassou a marca de 110 mil atendimentos de urgência, demonstrando a importância do serviço para a saúde pública acreana. Para o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, cada investimento representa mais segurança e agilidade no atendimento à população.

“Cada iniciativa realizada busca garantir que o acreano seja bem assistido em momentos de urgência. Investir no Samu é investir em vidas, e o nosso objetivo é assegurar que a população tenha à disposição um serviço ágil, seguro e cada vez mais qualificado”, destaca.

Parceria entre Sejusp e Sesacre está operante na região. Foto: Diego Silva/Secom

Em alusão à data, o Samu do Acre também prestou uma homenagem pública aos profissionais que atuam no serviço e a todos os que constroem essa história. Em publicação nas redes sociais, a instituição destacou a importância da atuação das equipes e agradeceu pela dedicação diária.

“Cada plantão, cada atendimento, cada vida salva carrega a marca da coragem, do preparo e da humanidade desses verdadeiros heróis da saúde. Também dedicamos esta homenagem ao valoroso Samu de Cruzeiro do Sul, que atende com excelência a população do Vale do Juruá, superando desafios geográficos e de grandes distâncias, tornando-se essencial para a região”, enfatizou o texto.

Por: Agência de Noticias do Acre

+ LIDAS

Proclamação da República.

+