Carreira de estatístico oferece uma remuneração inicial de R$ 11 mil, mas conta com apenas quatro vagas disponíveis
O cargo de estatístico (Classe A) oferece o maior salário no novo concurso público da Polícia Federal: R$ 11.070,93.
O processo seletivo, que oferece 192 vagas, terá inscrições abertas em 29 de abril e encerradas às 18h (horário de Brasília) do dia 21 de maio.
Segundo o edital, o estatístico é responsável por realizar levantamentos, estudos e pesquisas para coletar e analisar informações relevantes. Também cabe a esse profissional organizar, tratar e interpretar os dados, transformando-os em informações úteis para apoiar decisões estratégicas.
Outra atribuição importante é a aplicação de controles estatísticos, utilizados para monitorar e avaliar as atividades econômicas, sociais e científicas da Polícia Federal, assegurando a eficiência e a efetividade das operações.
A carga horária do cargo é de 40 horas semanais. Para concorrer à vaga, é necessário ter diploma de graduação em Estatística, devidamente registrado, emitido por instituição reconhecida pelo MEC, além de registro no Conselho Regional de Estatística.
Embora o salário seja o mais alto do concurso, o número de vagas é reduzido: apenas quatro oportunidades estão disponíveis para o cargo de estatístico, todas destinadas à sede da Polícia Federal, no Distrito Federal.
Das quatro vagas, uma é destinada a pessoas pretas ou pardas.
Sobre o concurso
A Polícia Federal divulgou na última sexta-feira (25) o edital com as regras para um novo concurso público.
O processo seletivo está sendo organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As oportunidades são para nível médio e superior.