InícioCAPANavio Doutor Montenegro leva atendimento médico à zona rural de Cruzeiro do...

Navio Doutor Montenegro leva atendimento médico à zona rural de Cruzeiro do Sul

Comandado por Alan Maforte, navio da Marinha realiza nova etapa da Operação Acre, com atendimentos em comunidades isoladas e serviços essenciais no próprio navio-hospital

Com a missão de encurtar distâncias e ampliar o acesso à saúde, o navio Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, voltou a atuar em Cruzeiro do Sul, no Acre. A embarcação, sob o comando do capitão Alan Maforte, iniciou desde ontem (domingo) o atendimento à zona rural do município, em uma nova etapa da 25ª Operação Acre — que leva assistência médica, odontológica e exames até os lugares mais isolados da região.

Saúde mais perto de quem precisa

Alan Maforte ( comandante) Foto: Clebson Santos

Alan Maforte ( comandante) Foto: Clebson Santos

“Reiniciamos nosso atendimento na zona rural como fizemos na primeira fase da operação”, explicou o comandante Alan Maforte. “A ideia é facilitar o acesso da população à saúde básica, levando nossas equipes até essas áreas que enfrentam muitas dificuldades para chegar até a cidade.”

O trabalho tem sido feito com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que auxilia na logística de transporte e definição das comunidades prioritárias. A bordo da missão, médicos, dentistas, técnicos de laboratório e farmacêuticos levam desde consultas até a entrega de medicamentos, de forma totalmente gratuita.

Consultas, exames e entrega de remédios

Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais, raio-x e mamografias — este último, um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama. Os pacientes já saem das consultas com os medicamentos prescritos, fornecidos pela própria farmácia do navio, permitindo que o tratamento comece imediatamente, mesmo em áreas remotas.

“Nosso foco é garantir um atendimento completo, mesmo fora do ambiente hospitalar tradicional”, afirma Maforte.

Roteiro nas comunidades

Desde segunda-feira, os atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Adauto Batista, na comunidade Liberdade. A programação segue até sexta-feira:

  • Terça-feira – na UBS Adauto Batista (continuação)

  • Quarta-feira – Comunidade Campinas

  • Quinta-feira – UBS Francisca Machado, em Santa Luzia

  • Sexta-feira – UBS Giovanna Maria do Vale, em Lagoinha

Atendimentos continuam também no navio

Mesmo com a equipe dividida para atender nas comunidades, o navio Doutor Montenegro mantém uma escala reduzida de serviços a bordo. São cerca de 40 atendimentos médicos por dia, além de dois dentistas realizando cerca de 20 consultas diárias. Os exames de imagem, como raio-x e mamografia, continuam sendo realizados normalmente no navio.

A previsão é que os atendimentos da operação na região sejam encerrados em 20 de abril, quando a embarcação inicia seu retorno para Manaus. Até lá, a missão segue firme, cumprindo seu propósito de cuidar de quem muitas vezes está distante dos serviços básicos.

“É gratificante ver o impacto que esse trabalho tem na vida das pessoas. Para muitos, é a única oportunidade de fazer exames ou receber um diagnóstico”, conclui o comandante Alan Maforte.

Um gesto que salva vidas

Mais do que uma ação de saúde, a passagem do navio-hospital é um sinal de cuidado e dignidade para comunidades que enfrentam desafios diários de acesso. A Operação Acre segue reafirmando a importância de políticas públicas que chegam onde quase ninguém chega — navegando por rios e histórias de um Brasil profundo.

+ LIDAS

Proclamação da República.

+