Com ações simultâneas nos bairros Lagoa e Remanso, além de rápida resposta a furto no centro da cidade, a Polícia Militar intensifica o combate à criminalidade e ao tráfico de drogas na região do Vale do Juruá
A presença ostensiva da Polícia Militar nos bairros de Cruzeiro do Sul tem sido reforçada nas últimas semanas. O motivo: o aumento de crimes, especialmente roubos, que vinham preocupando moradores e comerciantes da região. O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Daniel Teixeira, detalhou com exclusividade as recentes ações da Operação Sentinela do Juruá, que tem se expandido por diversas áreas da cidade.

“Percebemos um crescimento nos crimes relacionados a roubo, especialmente em pontos específicos como o bairro da Lagoa. Com base em informações de inteligência, focamos nossas atividades ali porque havia indícios de que integrantes de uma organização criminosa estavam atuando naquele local”, explica o capitão.
Ação tática na Lagoa: perseguição e prisão com apoio de cães farejadores
A operação na Lagoa teve início quando as guarnições adentraram a comunidade e perceberam que alguns indivíduos fugiram ao avistarem os policiais. O cerco foi rapidamente montado, e alguns suspeitos foram interceptados. Segundo o comandante, os detidos desobedeceram às ordens legais da PM e, ainda no local, receberam voz de prisão.
Em seguida, uma das equipes da PM realizou a verificação de um imóvel ligado a um dos suspeitos. O proprietário, que alegou não ter envolvimento com atividades ilícitas, autorizou a entrada dos policiais. Foi quando os cães farejadores do Grupo de Operações com Cães localizaram três tabletes de maconha escondidos na casa.
“Diante do flagrante, demos voz de prisão também por tráfico de drogas. Esses indivíduos já são conhecidos das forças de segurança, e existem investigações em curso que apontam para o envolvimento deles com outros crimes na cidade. Encaminhamos tudo para a Delegacia de Polícia Civil para que as investigações prossigam e outros possíveis envolvidos sejam identificados”, explicou o capitão.
Remanso: confronto com criminosos armados durante suposta reunião do crime
Na mesma noite, outro ponto da cidade se tornou palco de uma ação policial. No bairro Remanso, informações repassadas pela Polícia Civil indicavam a possibilidade de uma reunião de integrantes do crime organizado em uma residência da região.
Com apoio das equipes da ROTAM, do Grupamento de Operações Especiais e da própria Polícia Civil, as guarnições se deslocaram até o endereço. Dois suspeitos, ao perceberem a chegada dos policiais, fugiram em direção à mata e efetuaram disparos contra os agentes, que reagiram à injusta agressão.
“Por ser uma área de mata e já estar de noite, decidimos preservar a integridade da equipe e fazer uma busca mais criteriosa no imóvel. Lá encontramos uma sacola com substâncias semelhantes à maconha e ao skunk. Aquela casa já era conhecida por ser ponto de encontro de criminosos”, relatou o comandante.

Apesar da fuga dos dois principais suspeitos, a operação foi considerada exitosa por ter desmobilizado uma possível ação do tráfico na região. “Mesmo sem prender os indivíduos naquele momento, conseguimos desarticular o que poderia ser uma reunião de planejamento do crime organizado”, avaliou.
Centro da cidade: furto frustrado e bens recuperados em tempo recorde
Ainda no fim de semana, a área central de Cruzeiro do Sul também exigiu ação rápida das forças de segurança. Dois indivíduos em situação de rua perceberam que um veículo estacionado em frente a um estabelecimento comercial estava destrancado. Eles furtaram bolsas com notebooks e outros pertences e fugiram.
Graças à mobilização rápida das equipes — com apoio da Rádio Patrulha, do Trânsito e do Pelotão Ambiental — foi possível localizar os suspeitos no bairro da Lagoa. “Conseguimos recuperar quase todos os objetos subtraídos, e um dos indivíduos foi preso em flagrante. O outro suspeito já foi identificado e está sendo procurado”, afirmou Teixeira.
Operação Sentinela do Juruá seguirá ativa: “A criminalidade não vai ter descanso”
Para o comandante do 6º BPM, as ações recentes demonstram que a Polícia Militar está atuando com firmeza, precisão e estratégia. “A criminalidade não terá sossego. Estamos atuando onde o crime tenta se esconder. Seja na mata, nos becos, nas áreas mais afastadas ou no centro da cidade, nossas equipes estão mobilizadas para proteger a população”, reforçou o capitão.
A Operação Sentinela do Juruá seguirá ativa nos próximos dias, com foco no combate ao tráfico de drogas, desarticulação de organizações criminosas e prevenção de crimes patrimoniais. A PM pede ainda o apoio da população, que pode colaborar de forma anônima por meio do disque-denúncia, contribuindo para manter Cruzeiro do Sul mais segura.