InícioCRUZEIRO DO SULPrefeitura de Cruzeiro do Sul realiza atendimentos de saúde e de assistência...

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza atendimentos de saúde e de assistência social na Terra Indígena Katukina

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul com o apoio da Receita Federal realizou nesta quinta-feira, 10, uma ação itinerante com atendimentos de assistência social e saúde na Terra Indígena Noke Kuin, os Katukina, da Br 364.

Os atendimentos foram realizados na Escola Estadual Indígena Tamäkaya com emissão de CPFs, atualização, inclusão no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família e atendimento do CRAS para acompanhamento das famílias em descumprimento de condicionalidades. Houve também a atualização da carteira de vacinação e testes rápidos.

 

“Essa ação é importante para a nossa comunidade porque facilita muitas coisas para nossa vida. A maioria das mulheres da comunidade procura essa ação na cidade mas devido a distância do município fica difícil e a gente precisa que as ações cheguem até nosso povo”, cita Sérgio Katukina, morador da comunidade.

 

O Diretor da Escola Estadual Tamäkayä, Rivaldo Katukina, avalia que a ação beneficia as família inteiras.

 

” Essa ação da prefeitura mais secretaria de educação é muito importante. Essa união do poder público junto com a comunidade é muito importante porque tem família aqui que não tem condições de ir a cidade. Essa parceria é muito importante na aldeia ajuda bastante a comunidade”, avalia.

A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Milca Santos, disse que o objetivo é garantir todos os direitos aos indígenas.

 

“Uma vez que eles deixam de ser atendidos pela educação, pela saúde ou assistência social, uma vez que essas crianças parem de frequentar a escola, ou que não estejam com suas vacinas em dias, ou que as grávidas não estejam fazendo o seu pré-natal, eles automaticamente poderão perder o benefício do Bolsa Família. Nós estamos aqui trazendo palestras de conscientização e trazendo os serviços de atualização também desses direitos obrigatórios dessas políticas sociais, que eles possam estar frequentando a escola, estarem com as suas vacinas em dias, e estarem também com suas documentações em dias para continuarem recebendo seu benefício sem prejuízo”, pontuou ela.

Por: ASCOM

+ LIDAS

Proclamação da República.

+