InícioACREPonte de Rodrigues Alves: edital do projeto executivo será lançado no próximo...

Ponte de Rodrigues Alves: edital do projeto executivo será lançado no próximo mês

O Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre, Ricardo Araújo, anunciou que o edital para a licitação do projeto executivo da ponte de Rodrigues Alves deve ser lançado entre o final de junho e o início de julho deste ano. A estrutura, aguardada há décadas pela população do Juruá, vai interligar os municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, eliminando a necessidade da travessia por balsa.

De acordo com Ricardo, a ponte terá um traçado levemente em curva, com saída aproximadamente 60 a 100 metros à frente da atual rotatória em Rodrigues Alves, por conta de um deslizamento de terra registrado na área. “Estamos com esse planejamento, o edital está praticamente pronto e, se tudo correr bem, a empresa vencedora terá de seis a oito meses para executar o projeto. Com isso, pretendemos licitar a obra da ponte em abril de 2026”, confirmou.

Além da ponte, o projeto prevê a construção das cabeceiras e a melhoria das rampas de acesso para a balsa, especialmente do lado de Cruzeiro do Sul, onde, segundo o superintendente, serão colocadas pedras para garantir mais segurança e conforto aos usuários. O Deracre será responsável pela mesma melhoria no lado de Rodrigues Alves, com previsão de execução já durante o verão amazônico.

Sobre as condições da BR-364, Ricardo Araújo ressaltou que a rodovia sofreu danos severos durante o último inverno rigoroso. “Ano passado trouxemos todo o corpo técnico do DNIT, inclusive os analistas de pontes, e a situação foi analisada. Nossa estrada atravessa mais de 1.600 bueiros e 46 pontes, o que complica a manutenção. Mas com a chegada do verão, novas operações de recuperação devem ser iniciadas”, garantiu.

A obra da ponte é considerada estratégica não apenas pela mobilidade, mas também pelo impacto na economia e na segurança da população local, principalmente estudantes e trabalhadores que dependem da travessia diária pela balsa.

Por: Juruá On Line

+ LIDAS

Proclamação da República.

+