Tramita na Câmara projeto de lei (1846/2025) que proíbe descontos direto na folha de beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social feitos por associações de classe
De autoria do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), o projeto cria barreira de proteção para aposentados e pensionistas, alvos de fraude investigada pela PF e CGU, que apontaran descontos indevidos de mais de R$ 6 bilhões desde 2019. Leite espera que o projeto seja analisado, em regime de urgência, ainda esta semana.
Ontem, o deputado federal Coronel Assis (União-MT) pediu que o projeto 2.072, de 2025, de autoria dele, seja apensado ao PL de Sidney Leite por tratarem de matérias de idêntico teor.
A Comissão de Educação do Senado fará audiência pública sobre o projeto de lei que inclui, ao menos uma vez por semana, carne de peixe na merenda das escolas públicas brasileiras. A proposta é do senador Jorge Seif (PL-SC), ex-Secretário Nacional da Pesca.
O senador Humberto Costa (PT-PE) pediu a audiência para debater se a inclusão deve se dar por meio de lei federal. No Amazonas, o peixe é obrigatório nas refeições servidas em escolas há pelo menos 20 anos, quando foi criado o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme).
Combustível
A Comissão de Infraestrutura do Senado analisa hoje proposta que autoriza o Poder Executivo a intervir sobre o preço dos combustíveis em casos de insuficiência no mercado interno. A análise deve ocorrer após a audiência pública com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que se inicia às 8h.
O ex-presidente Jair Bolsonaro conversou por vídeo-chamada com produtores agrícolas do distrito de Santo Antônio de Matupi (Manicoré) neste fim de semana. A ponte foi feita pelo deputado federal Alberto Neto (PL), que liderou comitiva do partido em visita ao local.
Dez empresários do Amazonas integram a maior delegação brasileira na NRA Chicago 2025, maior evento de food service do mundo. Eles viajaram com apoio da Afeam, Sebrae e Abrasel, em estratégia que pode antecipar a chegada, ao mercado local, de inovações do setor de alimentação.
Entre os destaques da NRA Chicago 2025 estão equipamentos robotizados para restaurantes, embalagens sustentáveis e uso de inteligência artificial, além de novos modelos de negócios e soluções para atendimento ao cliente.
Setenta e quatro bônus seguem disponíveis para motoristas interessados em converter o veículo para gás natural. O incentivo, que chega a R$ 4 mil, faz parte da campanha ‘Faça a Conta. Use GNV’, da Cigás, e já beneficiou 226 pessoas.
gratuidade temporária em vagas do sistema Zona Azul de Manaus. Segundo ele, a lei é de fácil execução e vai estimular o comércio.
A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM) divulgará amanhã os resultados do setor nos três primeiros meses do ano. Serão apresentados dados como o Valor Geral de Vendas, o número de lançamentos imobiliários e expectativas para o 2º semestre.
Por: Acritica