O Acre registrou uma queda de 48,6% no número de roubos durante o mês de maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Painel de Acompanhamento de Roubos do Ministério Público do Estado (MPAC).
Segundo o levantamento, foram 92 ocorrências contabilizadas no mês passado, entre tentativas e crimes consumados. Em maio de 2024, o número havia chegado a 179 casos registrados em todo o estado.
A redução também é percebida nos dados acumulados do ano. Entre janeiro e maio, foram 642 ocorrências de roubo, o que representa uma diminuição de 27,87% em relação ao mesmo período de 2024, quando o total chegou a 890 registros.
Para o diretor operacional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Atahualpa Ribera, os dados refletem o resultado de ações preventivas realizadas pelas forças policiais em áreas com maior incidência de roubos e furtos. “A análise criminológica tem sido fundamental para direcionar o policiamento de forma mais eficaz, ajustando-o conforme as áreas que apresentam maior incidência de crimes”, afirmou.
Ribera também destacou o papel da população na dinâmica da segurança pública. “É fundamental que os cidadãos estejam atentos e, ao presenciar qualquer ato de violência, informem imediatamente o sistema de emergência, pelo número 190”, disse. O diretor reforçou ainda a importância de registrar também os casos de furto, mesmo quando não há flagrante. “As informações coletadas são analisadas e utilizadas para planejar as políticas de segurança e as escalas de serviço das forças policiais”, completou.
Por: AC 24 horas