Um feto humano foi encontrado na rede de esgoto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito na tarde desta quinta-feira (3) na BR-364, na Via Verde, em Rio Branco.
De acordo com a Polícia Militar, a descoberta ocorreu durante uma ronda de rotina feita por um vigilante da unidade. Ao perceber que a tampa de um dos acessos ao esgoto estava aberta, o profissional decidiu verificar o interior da tubulação e acabou avistando o feto. Imediatamente, ele comunicou a coordenação da UPA, que acionou as autoridades.
A Polícia Militar confirmou a veracidade do fato e, em seguida, acionou a perícia criminal e o Instituto Médico Legal (IML), que recolheu o feto — estimado em aproximadamente quatro meses de gestação — para exames cadavéricos e coleta de DNA. O objetivo é tentar identificar a mãe e apurar os fatos.
A investigação do caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que já iniciou os primeiros procedimentos.
Em entrevista à reportagem, a diretora da UPA, Dora, explicou que a tampa do esgoto estava aberta em razão de uma manutenção programada. O local onde o feto foi encontrado, segundo ela, não é acessível ao público externo, o que reforça a hipótese de que o material pode ter sido descartado por um vaso sanitário dentro da própria unidade.
Ainda segundo a diretora, os profissionais da UPA estão colaborando com a investigação. Uma triagem está sendo feita nos registros médicos para identificar pacientes do sexo feminino que deram entrada recentemente com sintomas como cólicas ou sangramento vaginal, sinais que podem estar relacionados a um aborto espontâneo ou induzido.
A Polícia Civil aguarda os resultados dos exames periciais para dar continuidade às diligências e esclarecer os detalhes do ocorrido.
Por: AC 24 horas