InícioCRUZEIRO DO SULGoverno do Acre reforça segurança e serviços essenciais no Carnaval de Cruzeiro...

Governo do Acre reforça segurança e serviços essenciais no Carnaval de Cruzeiro do Sul

O governo do Acre, por meio das secretarias de Saúde (Sesacre) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apoia a Prefeitura de Cruzeiro do Sul na realização do Carnaval 2025, que ocorrerá entre os dias 1º e 4 de março na Praça Orleir Cameli, no centro da cidade.

Para garantir a segurança dos fólios, a Sesacre disponibilizará equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e agentes do Corpo de Bombeiros. Duas viaturas ficarão posicionadas estrategicamente na praça, sendo um de suporte avançado para casos graves, como danos por armas brancas ou de fogo, e outro de suporte básico para atendimentos como desmaios, desidratação e embriaguez.

“Nossa recomendação é que as pessoas evitem excessos no consumo de bebidas alcoólicas, mantenham-se hidratadas e aproveitem a festa com responsabilidade”, destacou Luiz Augusto Barreiros, gerente-geral do Samu em Cruzeiro do Sul.

A equipe contará com seis profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os atendimentos do Samu serão realizados até as 3h da manhã, horário de encerramento da festa. Após esse período, os chamados deverão ser feitos pelo telefone 192.

Reforço na segurança e Lei Seca

A Sejusp, em parceria com o 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), garantirá o policiamento ostensivo e o patrulhamento das ruas para preservar a ordem pública. A operação contará com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtrans).

Além disso, a operação Lei Seca será intensificada, tanto no perímetro urbano de Cruzeiro do Sul quanto na rodovia AC-405, que liga o município a Mâncio Lima. Os motoristas flagrados que dirigem sob efeito de álcool serão responsabilizados conforme a legislação de trânsito.

Recomendações para os fólios

A Polícia Militar orienta os participantes a evitarem o uso de recipientes de vidro, armas brancas e objetos cortantes. Reforçar também que menores de idade só poderão permanecer no evento acompanhados dos pais ou responsáveis, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com ações preventivas e reforço no policiamento, o objetivo do governo e das autoridades locais é garantir um Carnaval seguro e tranquilo para todos.

Com informações da assessoria de comunicação do Governo do Acre

+ LIDAS

Proclamação da República.

+