InícioESPECIAISVaticano atualiza boletim médico do papa Francisco. Confira

Vaticano atualiza boletim médico do papa Francisco. Confira

O papa Francisco está internado há 16 dias no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, na Itália

Vaticano divulgou, na tarde deste domingo (2/3), o novo boletim médico do papa Francisco. Segundo a Santa Sé, o pontífice permanece estável, e não precisou de ventilação mecânica, apenas de oxigenoterapia de alto fluxo. Ele segue apirético (sem febre).

“Dada a complexidade do quadro clínico, o prognóstico permanece reservado. Esta manhã o Santo Padre participou da Santa Missa, junto com os que estão cuidando dele nestes dias de internação, e depois alternou o repouso com a oração”, detalha o boletim do Vaticano.


O que é prognóstico reservado?

  • Segundo o Ministério da Saúde, o prognóstico é a previsão de como uma doença pode evoluir depois de ser diagnosticada.
  • Já o termo “prognóstico reservado” indica que o estado de saúde do paciente é grave e exige cuidados intensivos e especiais.
  • No entanto, a evolução do quadro ainda é incerta.

Internado há 16 dias, o papa Francisco agradeceu as orações dos fiéis e os cuidados da equipe médica, neste domingo (2/3), em texto do Angelus, divulgado pela Santa Sé. No documento, o pontífice acrescentou que reza pela paz em locais devastados pela guerra, como a Ucrânia e a Palestina.

“Irmãs e irmãos, envio-lhes estes pensamentos do hospital, onde, como sabem, estou há vários dias, acompanhado por médicos e profissionais de saúde, a quem agradeço o cuidado com que cuidam de mim”, escreveu o clérigo. “Nestes momentos aprendemos ainda mais a confiar no Senhor”, complementou.

Na mensagem, Francisco agradeceu as orações e disse sentir a “proximidade” dos fiéis que rezam pela recuperação dele. “Gostaria de agradecer as orações que se elevam ao Senhor, do coração de tantos fiéis de muitas partes do mundo: sinto todo o carinho e a proximidade de vocês e, neste momento particular, sinto-me como que ‘carregado’ e apoiado por todo o Povo de Deus”, pontuou.

“Eu também rezo por vocês. E rezo especialmente pela paz. Daqui a guerra parece ainda mais absurda. Rezemos pela martirizada Ucrânia, pela Palestina, por Israel, pelo Líbano, por Mianmar, por Sudão, por Kivu”, acrescentou.

Broncoespasmo

Na sexta-feira (28/2), a Santa Sé informou que Francisco apresentou um ataque isolado de broncoespasmo, o que ocasionou um episódio de vômitos por inalação e um agravamento repentino do quadro respiratório.

Durante o sábado (1º/3), o papa Francisco não teve piora no quadro de saúde, mantendo-se estável ao longo dia..

“O Santo Padre está apirético (sem febre) e não apresenta leucocitose. Seus parâmetros hemodinâmicos sempre se mantiveram estáveis; ele continuou a se alimentar sozinho e fez fisioterapia respiratória regularmente, cooperando ativamente. O papa não apresentou nenhum episódio de broncoespasmo”, informou o boletim.

Por: Metropoles

+ LIDAS

Proclamação da República.

+