O anúncio foi feito conjuntamente pelo advogado Antônio de Rueda e pelo senador Ciro Nogueira; Gladson Cameli será o presidente regional do novo partido
Agora já não há mais dúvida: o anúncio formal de criação de uma federação partidária formada pelo Progressistas e o União Brasil, dois dos maiores partidos do Congresso Nacional, fundidos numa única sigla, será no dia 29 (terça-feira que vem). O anúncio foi feito conjuntamente em Brasília pelos presidentes do União Brasil, o advogado Antônio de Rueda, e do Progressistas, Ciro Nogueira, senador pelo Piauí. A intenção é a criação de um novo megapartido do Centrão.
Rueda chegou a fazer uma publicação nos stories do Instagram acompanhado de Ciro e mencionando os partidos com a legenda: “Vem novidade boa em breve!!!”, seguida de uma foto sua ao lado de Ciro Nogueira.
Com a formação, a federação se tornará a maior bancada da Câmara com 109 parlamentares, ultrapassando com folga o PL, com 92. Isso significa o direito à maior fatia do fundo eleitoral na eleição de 2026. Ou seja, o megapartido assume o direito à maior fatia do fundo eleitoral em 2026 e se tornaria peça-chave nas alianças da próxima eleição.
De acordo com a prévia apresentada na reunião na última terça-feira (19), a cúpula da federação terá a palavra final nos três maiores colégios eleitorais do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, a direção também tomará as decisões sobre Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Tocantins.
O PP de Ciro Nogueira ficará com o comando do Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina. No caso do Acre, o comandante da nova sigla será o governador Gladson Cameli, que é o presidente da executiva regional do Progressistas.
Enquanto o União Brasil, presidido por Antônio de Rueda, comandará as decisões nos estados do Ceará, Goiás, Amazonas, Bahia, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia.
Por: Contil Net