Data foi escolhida durante reunião de cardeais nesta segunda (28). Votação começará apenas após período de luto de nove dias pela morte do papa Francisco, iniciado após seu sepultamento no sábado, segundo normas da Igreja Católica.
O conclave, votação dos cardeais da Igreja Católica para eleger um novo papa, começará dia 7 de maio, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira (28).
A decisão foi tomada durante uma reunião a portas fechadas de cardeais nesta segunda-feira que durou cerca de três horas e meia. A reunião, chamada Congregação Geral, é a quinta realizada desde a morte de Francisco. Cerca de 180 cardeais estavam presentes na congregação, dos quais pouco mais de 100 são aptos a participar do conclave, segundo o Vaticano.
Os cardeais também decidiram pelo fechamento para o público da Capela Sistina, que receberá o conclave, para iniciar os preparativos da votação.
O conclave começará após o final da Novendiales, período de luto de nove dias por conta da morte do papa Francisco que teve início no sábado após seu sepultamento.
Segundo o Vaticano, o conclave terá início já na manhã do dia 7, com uma missa chamada “Pro Eligendo Romano Pontifice (“Pela eleição do Pontífice Romano”, em português), na Basílica de São Pedro. À tarde, os cardeais entrarão na Capela Sistina para iniciar a votação.
Por: G1