Secretário alegou que faltam estudos clínicos para respaldar estratégia de reforço em crianças
A vacina contra a Covid-19 não estará mais entre aquelas recomendadas para gestantes e crianças saudáveis no calendário de imunização dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, segundo anúncio do secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do país, Robert F. Kennedy Jr., nesta terça-feira (27).
O calendário de imunização publicado online ainda não havia sido alterado até a manhã desta terça.
Kennedy anunciou a mudança em um vídeo publicado no X.
Na gravação, o secretário estava acompanhado pelo Comissário da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, doutor Marty Makary, e pelo Diretor dos Institutos Nacionais de Saúde, doutor Jay Bhattacharya.
“A partir de hoje, a vacina contra a Covid para crianças saudáveis e gestantes saudáveis foi removida do calendário de imunização recomendado pelo CDC”, afirmou Kennedy.
“No ano passado, o governo Biden incentivou crianças saudáveis a tomarem mais uma dose da vacina contra a Covid-19, apesar da falta de dados clínicos que respaldem a estratégia de reforço em crianças”, alegou.
Gestantes e crianças com doenças subjacentes correm maior risco de desenvolver quadros graves de Covid-19.
A mudança na recomendação ocorre entre outras alterações na política de vacinação contra a Covid-19.
A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) disse na semana passada que está reformulando a forma como aprova as vacinas contra a Covid-19, uma medida que pode limitar futuras vacinas a americanos mais velhos e pessoas com maior risco de infecção grave por Covid-19.
Por: CNN