InícioBRASILNeve no Brasil? Entenda fenômeno que pode causar primeiro grande episódio de...

Neve no Brasil? Entenda fenômeno que pode causar primeiro grande episódio de friagem no País em 2025

Os três estados do Sul brasileiro deverão ser os mais afetados pelas baixas temperaturas, segundo o Inmet

Os três estados do Sul do Brasil — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — estão em alerta nesta semana devido ao avanço de uma frente fria e de uma intensa massa de ar polar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são previstas tempestades severas e há, inclusive, a possibilidade de nevar nessas regiões.

Entre a noite desta quarta-feira (28) e a madrugada de quinta (29), é possível que neve na serra gaúcha, na serra catarinense e no sul do Paraná — onde a probabilidade é maior.

As áreas de instabilidade tiveram início nessa segunda (26) e devem se acentuar na quarta e na sexta-feira (30). “No decorrer da próxima quarta, uma massa de ar frio entra pelo oeste dos três estados [sulistas], baixando as temperaturas de forma significativa e promovendo uma onda de frio com temperaturas próximas de zero grau. Uma geada mais forte e ampla é prevista para sexta, principalmente na serra e no norte do Rio Grande do Sul, com maior intensidade entre Santa Catarina e o Paraná”, informa o Inmet.

O avanço da massa de ar frio pelo Brasil deve causar, ainda, o declínio acentuado de temperatura entre quarta e sexta em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Este, segundo o governo, se configurará no primeiro grande episódio de friagem no País em 2025.

Frente fria estaria associada a ciclone extratropical

De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, a frente fria que avança sobre o Brasil está associada a um ciclone extratropical e a uma onda de frio.

A possibilidade de nevar, segundo a instituição, é reforçada pelos temporais de chuva e ventania, que criam uma atmosfera ideal para a ocorrência, inclusive, de outros tipos de precipitação invernal. “Para nevar, é preciso que a atmosfera esteja muito fria, com temperaturas abaixo de 0 °C, nas acamadas de ar acima da superfície, e que haja bastante umidade para formar as nuvens que poderão conter os flocos de neve, que são aglomerados de cristais de gelo”, explicou.

Para a Climatempo, as chances de nevar são mais altas nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense, em locais como Bom Jesus e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e em São Joaquim, Urupema e Urubici, em Santa Catarina. No entanto, não se descarta a ocorrência de queda de neve em regiões mais baixas da serra gaúcha, como Gramado, Canela e Caxias do Sul.

Por: Diário do Nordeste

+ LIDAS

Proclamação da República.

+