Em uma cerimônia marcada por emoção, fé e histórias inspiradoras, mais de 400 casais disseram “sim” durante o Casamento Coletivo promovido pelo Projeto Cidadão, do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), durante a Expo Juruá 2025. A solenidade teve participação de representantes religiosos de diferentes denominações, autoridades políticas e, principalmente, das famílias que aguardavam ansiosamente por esse momento.
O evento foi conduzido com o propósito de facilitar o acesso à cidadania, promovendo a oficialização de uniões estáveis e consolidando o direito civil para casais que, por diversas razões, ainda não haviam formalizado o matrimônio. Entre os participantes, estavam casais com décadas de convivência, jovens apaixonados, mães e pais de família que enxergaram no projeto uma oportunidade única.
Um passo de fé e amor
O bispo Dom Flávio Giovenali destacou a importância da solenidade como uma bênção para as famílias:
“É um momento importante para essas famílias. A maioria já vive junto há anos e agora, graças a Deus, deram esse passo. Por isso viemos, eu e o pastor Carlos, para dar a bênção de Deus, independentemente da religião. Que possam avançar e fazer sua família crescer e prosperar.”
O simbolismo de união também esteve presente na fala dos noivos. Francisca de Souza, 80 anos, e Raimundo, 85, oficializaram a união após 60 anos casados no religioso.
“Era o meu sonho casar no civil também. E agora vai!”, disse dona Francisca.á Raimundo, com humor e serenidade, completou: “O amor é antigo, mas ainda continua como antes. Casamos na hora certa.”
Tudo no tempo de Deus
Entre os jovens casais, Maria José Paulina Contini, de 22 anos, compartilhou que ela e o companheiro *dão da Silva Fonseca já conviviam há três anos e têm uma filha de um ano e quatro meses.
“Chegou a hora, é tudo no tempo de Deus. Ele que tomou a iniciativa”, contou Maria.
“O amor é o que importa. É isso que vai dar certo. Quero construir um novo lar, desde o zero, e seguir até o fim”, declarou Adão, visivelmente emocionado.
O casal também relatou que se conheceu pela internet e hoje compartilham, além da vida em comum, a fé evangélica, à qual aderiram juntos há cerca de um ano e meio.
Uma realização com propósito social
A senadora Mailza Assis esteve presente na cerimônia e ressaltou o impacto social da ação:
“Essa é uma das mais lindas iniciativas do Projeto Cidadão. Quero parabenizar o Poder Judiciário por esta edição, com mais de 400 casais. Esse projeto contempla pessoas que mais precisam, que não tiveram condições financeiras de realizar esse sonho antes. É um ato de cidadania e dignidade.”
Sobre os custos da realização, Mailza destacou a parceria com o governo do estado:
“Tudo tem um custo, claro. Mas é uma parceria importante, e o governo se coloca à disposição para fortalecer ações como essa. O custo jamais será maior que o valor humano e social dessa cerimônia.”
30 anos de Projeto Cidadão
A edição especial durante a Expo Juruá também marca os 30 anos do Projeto Cidadão, uma iniciativa coordenada pelo TJAC e realizada com a união de diversos órgãos públicos e instituições parceiras.
“É um projeto de todos. São várias entidades unidas para prestar serviços à população. Recentemente estivemos em uma aldeia indígena e agora aqui, com esse ajuntamento de pessoas, encerramos com o casamento coletivo — como sempre acontece”, explicou a coordenação do projeto.
Além da oficialização das uniões, o Projeto Cidadão oferece outros serviços como emissão de documentos, atendimentos jurídicos, assistência social e outros serviços públicos concentrados em um único local.
Com emoção à flor da pele, a solenidade reafirma o papel da justiça e da união entre os poderes em promover o acesso à cidadania, o fortalecimento das famílias e a realização de sonhos.


