InícioACREAC tem mais de 700 queimadas em 8 dias de novembro e...

AC tem mais de 700 queimadas em 8 dias de novembro e registra pior mês das últimas duas décadas

AC tem mais de 700 queimadas em 8 dias de novembro e registra pior mês das últimas duas décadas — Foto: Arquivo/CBM-AC

O Acre registrou mais de 700 focos de queimadas nos oito primeiros dias de setembro. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora o avanço do fogo em todo país.

Em novembro, em números exatos, o estado já contabiliza 728 focos de calor. Com esse número, o Acre tem o pior novembro de queimadas dos últimos 24 anos e o resultado de toda essa queimada é a fumaça que encobre as cidades.

O número de queimadas neste período representa 10 vezes mais que nos oito primeiros dias de novembro de 2021, quando foram contabilizados somente sete focos de incêndio. Em todo novembro do ano passado foram registrados 14 focos.

Somente nessa segunda-feira (7) foram registradas 396 queimadas em todo estado. No dia anterior, domingo (6), os incêndios chegaram a 104.

Os dados do Inpe apontam ainda que o Acre ficou em 2º lugar no ranking entre os que mais queimaram no mês de novembro.

Em relação às cidades acreanas, Sena Madureira é a que teve o maior número de focos de incêndio, com um total de 123 nos primeiros dias de novembro. Em seguida vem Xapuri, com 119 focos, e Brasileia, com 93. A capital registrou 61 incêndios nesse período e ficou em 5º lugar no ranking entre os municípios do Acre. O menor registro é de Senador Guiomard, com apenas um foco.

Entre os 15 municípios que registram os maiores números de focos de calor durante este mês em todo país, cinco são do Acre, sendo Sena Madureira e Xapuri em terceiro e quarto lugar respectivamente.

Com relação ao acumulado do ano, o total de queimadas em todo o estado é de 11.636, o maior dos últimos 17 anos. No ano passado, no mesmo período, foram 8.828 focos.

POR G1-AC

+ LIDAS

Proclamação da República.

+