A Caderneta de Vacinação é um documento importante, individual e que comprova a situação vacinal das crianças e adolescentes.
Há muito tempo, mães que vão a maternidade de Cruzeiro do Sul- Acre, não conseguem mais ter acesso a caderneta de vacinação de suas crianças, antes entregue naquele local. As informações repassadas as mesmas, é de que o Estado não fornece mais o material.
O documento era fornecido ao Estado pelo Ministério da Saúde e em seguida repassado a maternidade de Cruzeiro do Sul. A secretária de saúde do município Valéria Lima, explica porque as mães não recebem a caderneta como outrora.
“O Ministério da Saúde enviava essas cadernetas ao Estado e o Estado distribuía aos municípios. Como a maternidade é regional e atende os sete municípios do Vale do Juruá, então o Estado enviava as cadernetas pra lá (maternidade) e elas eram entregues as mães”, explicou.
Quando o Ministério da Saúde deixou de enviar o material ao Estado, quem passou a fornecê-las às mães, foi a Secretaria de Saúde do Município.
“Quando o Ministério da Saúde deixou de enviar as cadernetas de vacinação, o Estado não tinha condições de fornecê-las. Então, o Município de Cruzeiro do Sul, percebendo a falta das carteiras, resolveu confeccionar uma carteira municipal própria, na qual quem tem direito de receber são as mães cruzeirenses”, afirmou a secretária.
Ainda segundo a secretária, o motivo pelo qual o Ministério da Saúde não envia mais as cadernetas não foi esclarecido. Atualmente o documento pode ser imprimido através dos links abaixo:
CADERNETA VACINAÇÃO MENINA
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menina_passaporte_cidadania_3ed.pdf
CADERNETA VACINAÇÃO MENINO
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menino_passaporte_cidadania_3ed.pdf
E para as mães que residem em Cruzeiro do Sul, ao saírem da maternidade, são orientadas ainda na unidade de como obter a carteira disponibilizada pelo município.
POR JURUA ONLINE