Pelo menos 18 famílias foram atingidas por uma enxurrada após o Igarapé Liberdade transbordar com a forte chuva que caiu nesta quinta-feira (5) em Rio Branco. A água do igarapé alagou ruas e casas. Uma família precisou ser removida por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e Assistência Social.
Os moradores foram levados para casa de parentes. O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que a água do igarapé já começou a baixar e, caso não chova à noite, não há mais risco de novas remoções.
“Retraímos as equipes agora, mudamos uma família e amanhã [sexta, 6] estaremos de retorno para o local para fazer a limpeza, assepsia, entrega de colchões, produtos de limpeza e outros que sejam necessários. As famílias permanecem em monitoramento para, caso venha chover à noite, a gente retornar”, destacou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/r/bSAAlkSDAWMsqJLBjAeA/whatsapp-image-2023-01-05-at-16.46.18.jpeg)
Equipes do município ajudaram famílias atingidas pela enxurrada nesta quinta-feira (5) — Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal
Mais de 20% do esperado para janeiro
Nos últimos dois dias já choveu mais de 20% do esperado para todo o mês de janeiro em Rio Branco, conforme dados da Defesa Civil Municipal. O esperado para o primeiro mês do ano é 289 milímetros e até esta quinta foram registrados 63,5 mm.