InícioACREMesmo com aumento de 9,4%, Acre é o 2º estado com menos...

Mesmo com aumento de 9,4%, Acre é o 2º estado com menos inscritos no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta quinta-feira (29) o número total de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Ao todo, serão 3,9 milhões de participantes, 13,1% em relação à edição anterior da prova.

A avaliação que acontece nos dias 5 e 12 de novembro, teve apenas 37% das inscrições pagas. Outros 67% foram feitas com pedido de isenção de taxa.

É a partir da nota do Enem que os participantes podem participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que disponibiliza vagas em instituições públicas, como Universidades Federais e Institutos Federais. Além disso, a nota também garante que o aluno concorra à bolsas parciais e integrais em instituições privadas de ensino, através do Prouni.

Com a nota, é possível ainda conseguir o financiamento estudantil no Fies.

Exame no Acre

Em 2023, o Acre ocupa o segundo lugar entre os estados com menos participantes no Enem. Foram apenas 24.278 inscritos. O estado atrás apenas de Roraima, que teve apenas 9.604 alunos concorrentes.

Ano passado, a edição de 2022 teve 22.181 inscritos no Acre, portanto, um aumento de 9,4%, em relação aos participantes em 2023.

Vagas na Ufac

Os estudantes que realizaram a prova do ENEM em 2022, tiveram no primeiro semestre da Universidade Federal do Acre 1.880 vagas em vagas disponíveis em cursos do campus Floresta e Rio Branco.

Campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre/Reprodução

Na segunda etapa, no segundo semestre do Sisu deste ano, a Universidade Federal do Acre ofertou 420 vagas em nove cursos de graduação para o campus sede.

Para a edição do Sisu do ano que vem, a alunos que realizarem a prova neste ano, a Ufac ainda não divulgou o número de vagas que será disponibilizada.

 

Por: ContilNet

+ LIDAS

Proclamação da República.

+