Após ter um 2020 conturbado em decorrência das mudanças que a pandemia trouxe, o governo planeja, para o 10 de maio, o retorno às aulas nas escolas estaduais no ano letivo de 2021.
A coordenadora do núcleo da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) no Juruá, Ruth Bernardino, relembra que as aulas voltarão ainda no sistema remoto.
“Voltaremos ainda no ensino remoto por conta da pandemia. Mas, as escolas e suas equipes estão capacitadas para atender, da melhor forma possível, os alunos”, relata a gestora.
A secretaria reforça a parceria com famílias de alunos que não têm acesso à internet. “As escolas continuarão entregando atividades em materiais apostilados. Precisamos muito do apoio dos pais para que as coisas aconteçam e que estejam presente, acompanhando os filhos, que são nossos alunos”.
As matrículas foram feitas por chamada pública, a chamada matrícula automática, e também por cadastramento, o que gera um processo de aguardo por uma vaga.
Em relação às famílias que ainda têm filhos sem vagas no sistema de ensino, a secretaria orienta que pais ou responsáveis procurem um núcleo de educação, pois lá o departamento de gestão verificará a disposição de vagas nas escolas do estado.