Qualquer pessoa pode dar lances para tentar embarcar na primeira missão comercial da Blue Origin que vai ocorrer em 20 de julho
A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, finalmente definiu uma data para a primeira missão comercial de passageiros após seis anos realizando testes na nave New Shepard. O dia escolhido é 20 de julho.
A empresa anunciou também que um dos primeiros passageiros será o vencedor de um leilão online. Sim, qualquer pessoa pode dar um lance no site da Blue Origin, de acordo com um tuíte postado na manhã desta quarta-feira (5).
A primeira rodada do certame ocorre entre hoje até o dia 19 de maio, com lances lacrados. Na rodada seguinte, no dia 19, os lances serão abertos. Um terceiro leilão ocorrerá, ao vivo, no dia 12 de junho para chancelar o nome do passageiro.
Os lucros do leilão serão doados ao Club for the Future, fundação não-governamental que visa inspirar as crianças a estudar ciência e tecnologia.
Os preços dos ingressos da Blue Origin têm sido objeto de especulação há anos e parece que o mistério continuará. Ainda não está claro quanto a passagem deve custar nem quem são os outros passageiros que estarão a bordo do primeiro voo ou mesmo quanto pagaram.
O assento leiloado será o único à venda ao público geral neste primeiro voo, sendo os demais assentos preenchidos por pessoas selecionadas pela Blue Origin.
De acordo com o site da empresa, no entanto, existem alguns pré-requisitos para ingressar no New Shepard: todos devem ter 18 anos ou mais, estar em boa forma física para subir sete lances de escada em um minuto e meio, ter entre 1,50 a 2 metros de altura e pesar entre 50 kg e 101 kg.
Os passageiros também devem ser capazes de apertar e soltar o cinto do assento em menos de 15 segundos, ficar até uma hora e meia amarrado numa cápsula com a escotilha fechada e suportar até 5,5 G de força (constante da gravitação universal) durante a descida (para e ter ideia, pilotos de caças supersônicos são capazes de aguentar uma aceleração de 9 G).
A Blue Origin foi fundada há 21 anos pelo bilionário da Amazon e pessoa mais rica do mundo, Jeff Bezos. A New Shepard é uma espaçonave totalmente autônoma que pode transportar até seis pessoas. Foram feitas mais de uma dúzia de voos de teste automatizados com a cabine vazia nas instalações da Blue Origin no Texas — e quase todos ocorreram conforme o esperado.
O New Shepard é formado por duas peças reutilizáveis ??— uma pequena cápsula com janelas retangulares escancaradas e foguete impulsionador de 18 metros de altura que explode a cápsula em até três vezes a velocidade do som quando ela se projeta em direção ao espaço sideral.
A cápsula foi projetada justamente para se desprender do foguete assim que ele atingir o pico, em torno de 100 km da Terra. Ela ficará alguns minutos suspensa, antes de saltar de paraquedas de volta à Terra. Ao todo, os futuros passageiros passarão um total de 10 minutos no ar.
Enquanto isso, o concorrente direto da Blue Origin, a Virgin Galactic — empresa de turismo espacial suborbital fundada pelo bilionário britânico Richard Branson em 2004 — há muito vem ensaiando vender ingressos como pré-venda.
A empresa tem uma carteira de pedidos de mais de 600 pessoas que pretendem desembolsar entre US$ 200 mil e US$ 250 mil cada uma para viajar ao espaço. A Virgin Galactic conduziu duas vezes voos de teste para o espaço e, após muitos atrasos, a empresa agora afirma que tem apenas alguns voos de teste para realizar antes de voar levando clientes pagantes a bordo.
A Blue Origin batizou sua espaçonave em homenagem a Alan Shepard, que se tornou o primeiro americano a viajar ao espaço há 60 anos. “Nas décadas seguintes, menos de 600 astronautas estiveram no espaço acima da Linha Kármán, onde é possível ver a Terra sem fronteiras e o limbo de nossa atmosfera. Todos dizem que essa experiência os muda”, disse a empresa em um e-mail anunciando seu leilão. A Linha Kármán é a altitude considerada internacionalmente a fronteira do espaço, em torno de 100 km.
Depois de um “programa de voo meticuloso e incremental de testes, é hora dos astronautas subirem a bordo” [do New Shepard], disse a empresa no e-mail.
Via: CNN