As fortes chuvas dos últimos dias são alertas de enchentes para os rios que cortam todo o Acre. No Juruá, especialistas dizem que até o início da próxima semana os mananciais devem atingir a cota máxima.

“Montamos uma sala de situação e estamos preparados, caso o rio volte a encher, para dar a assistência necessária às famílias” afirmou o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, na manhã deste sábado (13), em reunião de equipe para tratar do assunto.
A cota de alerta do rio Juruá é de 11, 8 metros e o transbordo de 13 metros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, José Lima, o rio Juruá encontra-se, até o fechamento desta matéria, com 12, 30 metros e continua subindo. Nas cidades vizinhas, Porto Valter e Marechal Thaumaturgo, há também uma elevação.
No município de Porto Valter, o rio atingiu 9,5 metros e o prefeito da cidade, César Andrade (MDB), fará um estudo da situação e acompanhará as áreas monitoradas pelos diversos órgãos do município ligados à Defesa Civil, Assistência Social e Meio Ambiente.
Em Mâncio Lima, o prefeito da cidade, Isaac Lima, disponibilizou barcos com motor para socorrer os moradores do Polo Agroflorestal, do Igarapé Branco e dos ramais da Bahia e dos Caetanos, que foram pegos de surpresa por uma alagação na sexta-feira (12). “Nesse momento, é importante que as pessoas fiquem em casa. Os riscos de afogamento são grandes e os animais peçonhentos (cobras, escorpiões e jacarés) começam a se locomover”, disse.

As autoridades responsáveis pelo assunto pedem que os ribeirinhos fiquem atentos às subidas do rio, à quebra de barrancos e aos perigos com troncos.