InícioBRASILLula encerra ano com vitórias no STF após indicar nomes próximos a...

Lula encerra ano com vitórias no STF após indicar nomes próximos a ele

Em 2023, Lula fez duas indicações de nomes próximos de sua trajetória política para cargos de ministros: Cristiano Zanin e Flávio Dino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)chega ao fim do primeiro ano de mandato com vitórias significativas no Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2023, o petista fez duas indicações de nomes próximos de sua trajetória política para cargos de ministros: Cristiano Zanin e Flávio Dino. Apesar da resistência da oposição, ambos passaram pelo crivo do Senado Federal.

A aprovação mais recente foi a de Flávio Dino, que ocupará a vaga da ministra Rosa Weber. Ela se aposentou em setembro deste ano. O maranhense teve nome analisado pelo plenário do Senado na noite de quarta-feira (13/12), e recebeu 47 votos favoráveis, 31 contrários e 2 abstenções. Para que a aprovação fosse concretizada, eram necessários 41 votos.

Zanin passou pela análise do Senado Federal em junho deste ano. Ele recebeu 58 votos favoráveis e 18 contrários no plenário, e passou a ocupar a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou da Suprema Corte em abril.

Com as aprovações, o presidente venceu as críticas pelas escolhas dos nomes. Uma das principais queixas, até mesmo entre a base governista, era a de que o presidente não indicou mulheres aos cargos. Após a saída de Rosa Weber, a Suprema Corte passou a ter apenas uma mulher, a ministra Cármen Lúcia. Agora, o STF ficará ao menos 14 anos sem nenhuma mulher na composição.

Nomes próximos a Lula

O petista também chegou a ser criticado pela proximidade que tem com os indicados. Em 2013, Cristiano Zanin se tornou advogado de Lula e de sua família. Dados do acervo do STF mostram que, dos 135 processos impetrados por Zanin no tribunal, 81 são dedicados à defesa do atual presidente da República e sete à família do petista.

 

Por: Metrópoles

 

+ LIDAS

Proclamação da República.

+